PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Embaixador de Israel diz que não irá a ato de apoio a Bolsonaro

Havia expectativa entre aliados de Bolsonaro de que Daniel Zonshine participasse por conta da crise provocada pela fala de Lula

21 fev 2024 - 09h52
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Marcos Côrrea/PR

A Embaixada de Israel informou oficialmente nesta quarta, 21, que o embaixador Daniel Zonshine, que representa o país no Brasil, não irá ao ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Havia expectativa entre políticos bolsonaristas que ele comparecesse, inclusive após a crise diplomática provocada pelas falas do presidente Lula (PT) comparando os ataques na Faixa de Gaza ao Holocausto.

“A Embaixada de Israel no Brasil esclarece que o embaixador não participará dos eventos em São Paulo no dia 25/02, nem qualquer outro representante diplomático israelense.

Respeitamos a liberdade de expressão no Brasil e preferimos ficar fora do debate político interno”, informou a assessoria de imprensa da Embaixada.

O ex-secretário de comunicação e um dos principais aliados de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, havia sugerido que o embaixador fosse convidado. Em uma postagem na rede X (antigo Twitter), no domingo, 18, ele marcou o ex-presidente e o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do ato, dizendo que a participação do embaixador seria bem recebida.

Desde que entregou o passaporte para Polícia Federal, onde corre uma investigação por tentativa de golpe de Estado, ex-presidente movimenta sua para um ato na Avenida Paulista, no domingo, 25. A expectativa do entorno do presidente é mostrar apoio popular diante do avanço das investigações. O presidente, no entanto, adota cautela e para evitar um acirramento com o Supremo Tribunal Federal - instância que autoriza o andamento da investigação - pede que manifestantes não levem faixas que costumam aparecer em atos bolsonaristas pedindo o fechamento da Corte, do Congresso e golpe militar.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade