Governo do RS e Sultrens assinam contrato para construção de trem entre Porto Alegre e Gramado
A iniciativa representa um marco na infraestrutura ferroviária do Estado e deve impulsionar tanto o turismo quanto a mobilidade na região
O governo do Rio Grande do Sul e a empresa Sultrens Transportes Ferroviários oficializam, nesta quinta-feira (7), a assinatura do contrato de adesão para a construção do trem turístico e de transporte que vai ligar Porto Alegre a Gramado. O projeto prevê um investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, oriundos integralmente da iniciativa privada.
A iniciativa representa um marco na infraestrutura ferroviária do Estado e deve impulsionar tanto o turismo quanto a mobilidade na região. De acordo com o traçado previsto, o trem contará com uma parada estratégica logo após o município de Três Coroas, em um ponto considerado inédito no país.
"Será algo inédito no Brasil. O trem terá uma parada dentro de dois condomínios residenciais", comemorou o engenheiro civil Renato Ely, sócio da RG2E, empresa que, em parceria com a STE Engenharia, compõe o consórcio Sultrens responsável pela execução do projeto.
O trem Porto Alegre-Gramado é aguardado como uma das obras de maior impacto turístico e logístico no Estado, com potencial de se tornar referência nacional na integração entre transporte ferroviário moderno e polos de atração turística.