Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Manifesto pede órgão para mediar conflitos no mundo

Segunda, 04 de fevereiro de 2002, 12h46


A Conferência de Paz relizada durante o 2º Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre terminou ontem com um manifesto repleto de críticas aos Estados Unidos e com um pedido para a criação de um organismo democrático de mediação de conflitos e com poder de negociação. O evento contou com a participação dos prêmios Nobel da Paz Rigoberta Menchú (1992, Guatemala), Adolfo Pérez Esquivel (1980, Argentina) e Médicos Sem Fronteiras (1999), grupo representado pelo presidente de seu comitê internacional, Morten Rostrup).

"Os atentados terroristas de 11 de setembro tiveram como resposta a inauguração do terror como forma de relação entre os países", diz o manifesto, acrescentando que "Estados Unidos passaram a impor por força de sua vontade um clima de nova Guerra Fria ao mundo". O manifesto diz ainda que as Nações Unidas perderam seu papel definitivamente e as outras potências capitalistas e quase todos os outros governos do mundo delegam aos EUA a função de "agentes do terror permanente".

O documento foi assinado pelos organizadores do FSM - o governo do Rio Grande do Sul, o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). O texto expressa também que um "mundo sem guerras é possível, sob a condição que exita um organismo internacional com poder e legitimidade para medias os conflitos com justiça e eqüidade, e que represente a vontade majoritária da humanidade de forma democrática".

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade