Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Economistas e ativistas defendem fluxo de capitais

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 20h42


Somente com um maior controle dos fluxos de capitais países como a Argentina podem recuperar sua autonomia econômica, destacou um painel de economistas e ativistas antiglobalização no contexto do 2º Fórum Social Mundial em Porto Alegre. A discussão foi baseada num documento sobre Controle de Fluxos Financeiros, apresentado pela organização francesa Attac, uma das organizadoras do Fórum Social.

A Attac pede o estabelecimento de um imposto sobre as transações financeiras e a destinação do que se arrrecada dos cidadãos. O documento, apresentado pelo presidente do Conselho Científico da entidade, Dominique Plihon, destaca os "efeitos devastadores" sobre a economia dos países, das "ondas" de entrada e saída de capitais, que podem causar "grandes desequilíbrios desequilíbrios macroeconômicos".

O documento também destaca a dificuldade que as nações em crise têm para se recuperar, na presença, "difícil de regularizar", de numerosos "atores" privados nos mercados. Fernando Cardim, professor de Macroeconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrante do painel, destacou que um maior controle sobre o movimento de capitais permitiria que os países retomassem suas próprias políticas econômicas e tiveram um maior grau de autonomia.

Cardim esclareceu, durante sua exposição, que o sistema de controle de fluxo de capitais "não é dirigido às instituições financeiras internacionais, mas sim aos investimentos privados". A Argentina, afirmou, é um excelente exemplo da liberalização completa do movimento de capitais "e o que acontece nesse tipo de cenários é que uma política que seja contrária aos investidores" determina que estes tirem seus capitais do país.

Em países como a Argentina - que atravessa uma profunda crise social, econômica e política, além de uma recessão de quatro anos, uma grande parte dos bancos é estrangeira e pode escapar dos controles oficiais, destacou por sua vez Jayati Ghosh Jawarhalal Nehru, economista da Universidade de Idéias da Índia.

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade