Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
O francês que usa pedras para unir o mundo

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 14h51


Primeiro um mosaico, depois um livro de pedras. Os franceses Pierre Vuarin e Eric Theret nunca esgotam o estoque de idéias que buscam para unir, a seu modo, os pensamentos e contribuições de organizações de todo o mundo que participam do Fórum Social Mundial (FSM). O Mosaico da Cidadania, inaugurado na estréia do FSM em 2002, ganhará braços ou "caminhos de paz", como chama Vuarin. O livro de pedras, com sede ainda incerta, deve começar a ser escrito em quatro anos e levará todo o século 21 para ser "publicado".

Terra - O que simboliza o Mosaico da Cidadania em Porto Alegre?
Pierre Vuarin
- É a contribuição de diferentes movimentos sociais e ao mesmo tempo o desejo de construir um mundo comum no planeta. Ao mesmo tempo, queremos fazer uma conexão do passado com o futuro. Muitas civilizações antigas escreveram sua história sobre as pedras. O FSM é importante para toda a humanidade. É importante registrar os testemunhos dos participantes do Fórum.

Terra - O mosaico está completo ou faltou alguma pedra de um país importante?
Vuarin
- Há 50 países representados e este ano devemos receber pedras de outros mais. Pessoas do Congo, de toda a África e do leste europeu querem participar. Vamos construir depois do final da edição do evento deste ano os caminhos de pedra, serão caminhos de paz.

Terra - Como vão ser montados estes caminhos?
Vuarin
- Eles vão completar o mosaico e prolongar a instalação em torno da atual obra. Em 2003, o FSM estará aqui e esperamos mais pedras.

Terra - A previsão é que mais fóruns ocorram em outros lugares do mundo. Você pretende montar mosaicos também nesses lugares?
Vuarin
- Teremos de ver. Se houver um evento, em Beirute ou Jerusalém, vamos ver. O novo projeto que temos é construir um livro de páginas de pedras durante todo o século 21. É uma escultura monumental que valorizará os diferentes movimentos sociais e cidadãos.

Terra - Onde vai ficar este livro?
Vuarin
- Não sabemos ainda. Pode ser montado em Porto Alegre, no México, na África ou em Paris.

Terra - A idéia das pedras é de unir todos os pensamentos e organizações que buscam um mundo melhor. Um mosaico é só o começo?
Vuarin
- É importante entender que é uma ação comum das pessoas. Falar é bom, mas não é o suficiente. Ações como a do mosaico têm um sentido para avançar. É muito simbólico.

Leia mais:
» Mosaico da Cidadania começa nova etapa em 2002

Patrícia Comunello/Redação terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade