Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Campanha antidiscriminação será lançada no Fórum

Terça, 29 de janeiro de 2002, 10h01


Psicólogos e dirigentes de comunidades étnicas distintas de todo o país discutirão a discriminação racial no II Fórum Social Mundial. O Conselho Federal de Pscicologia (CFP) lançará nacionalmente, no dia dois de fevereiro, a campanha "O preconceito Racial Humilha, a Humilhação Social faz sofrer". O movimento é uma iniciativa conjunta com a Comissão Nacional de Direitos Humanos e será divulgado ao longo de 2002 pelos Conselhos de Psicologia do Brasil.

Segundo o presidente do Conselho Federal, Odair Furtado, a discussão pretende chamar a atenção da população em geral para o enorme número de pessoas que sofre discriminação constantemente apenas por pertencer a diferentes grupos étnicos. Um bom exemplo são as 43 comunidades descendentes diretos de escravos, remanescentes de Quilombos, que abrigam 80 famílias no Rio Grande do Sul. Dentre estes núcleos familiares, nenhum têm o título das terras que ocupa há mais de cem anos.

Na cerimônia de lançamento da campanha antipreconceito, que acontece às 17h30 do dia 2 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), estarão presentes representantes de vários grupos que lutam contra a marginalização racial, além de líderes comunitários e dos psicólogos do CFP e dos Conselhos Regionais. A índia guatemalteca Rigoleta Manchu, prêmio Nobel da Paz de 1992, também participará da solenidade.

A estimativa é de que cerca de cem pessoas participem do ato.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade