Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Bové diz que polícia o elegeu "personagem de Porto Alegre"

Segunda, 28 de janeiro de 2002, 21h28

Ativista (à esquerda) encontrou João
Pedro Stédile, do MST (Foto: Reuters)
O líder francês antiglobalização José Bové, que chegou hoje a Porto Alegre para participar do II Fórum Social Mundial, afirmou que nunca quis ser o personagem do evento, mas que apesar disso foi o escolhido pela polícia. Bové se transformou no destaque da primeira edição do evento, em 2001, quando participou de uma invasão de um laboratório da empresa norte-americana Monsanto, especializada em biotecnologia, numa fazenda em Não-Me-Toque, a cerca de 300 quilômetros da capital gaúcha.

"Eu não escolhi o que aconteceu no ano passado", disse Bové. "Foi a polícia brasileira que me escolheu. Não estava só. Havia cerca de 2 mil (agricultores) na Monsanto e não foram detidos", disse. "O que está ocorrendo é que existem pessoas que encarnam o movimento, isso permite falar mais, eu sempre falo em nome da Via Campesina, que hoje é reconhecida como a primeira confederação de camponeses", acrescentou.

Exibindo seus longos bigodes e fumando cachimbo, Bové não informou seus planos para os próximos dias. "Primeiro faremos uma ampla reunião da Via Campesina", declarou o francês. Bové, que participa do fórum como observador, elogiou os movimentos sociais antiglobalização, ao considerar que tem se fortalecido nos últimos anos, além de destacar a importância deste encontro para a coordenação de movimentos para contrários "à mercantilização do mundo".

A ser perguntado sobre a violência durante a última reunião do G-8 em Gênova (Itália), em julho passado, quando um manifestante foi morto durante um confronto com a polícia, Bové afirmou: "O problema não foi os manifestantes, o problema foi Benito Berlusconi (primeiro-ministro italiano) com sua polícia fascista. Foi a polícia armada italiana com um governante neo-fascista que organizou isso".

A Polícial Federal já alertou que este ano "estará atenta" aos atos de Bové no Brasil para evitar o que ocorreu no ano passado, além de tomar "todas as medidas" a seu alcance caso o ativista passe dos limites.

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade