Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Morte de prefeito do PT coloca segurança de Fórum em alerta

Segunda, 21 de janeiro de 2002, 11h32


Patrícia Comunello/Redação Terra

O assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), já tem efeito na megaoperação de segurança definida para o Fórum Social Mundial e Fórum de Autoridades Locais, previstos para o final deste mês na capital gaúcha. O segundo evento tem entre os convidados a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, colega de partido de Celso Daniel. A Brigada Militar (BM) gaúcha já previa o reforço de 750 homens no policiamento de Porto Alegre entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro, um efetivo 44% superior ao número de policiais militares que estão diariamente nas ruas da capital.

O comandante em exercício do Policiamento Metropolitano, coronel Ilson Pinto de Oliveira, disse hoje que a execução do prefeito paulista gera "preocupação". Oliveira adianta que analisará a partir da tarde de hoje eventuais mudanças na estratégia da ação da BM nos eventos que devem atrair cerca de 60 mil participantes de diversas partes do mundo. Na semana passada, a organização do Fórum Social repassou ao Policiamento Metropolitano os locais dos debates, conferências e atividades culturais.

Oliveira não acredita que os eventuais autores da execução do prefeito de Santo André possam agir durante os eventos em Porto Alegre. O coronel avalia que ações como seqüestro costumam ocorrer durante a rotina normal do potencial alvo dos criminosos. Mas, ante a repercussão do episódio do final de semana, o comandante da BM gaúcha admite que a atenção aumentará naturalmente. "A segurança para as autoridades já é prevista e uma operação como a definida para o Fórum é dinâmica e se adapta às necessidades", ressalta o coronel.

Até o final da manhã de hoje, Oliveira não havia recebido nenhum pedido formal do governo gaúcho, principal patrocinador do Fórum Social Mundial, e da prefeitura de Porto Alegre, que organiza o Fórum de Autoridades Locais, de proteção especial de algum convidado.

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade