Estudantes de PE representarão o Brasil em feira de sustentabilidade nos EUA
Estudantes do Colégio Militar do Recife (PE) vão representar o Brasil em uma feira de sustentabilidade nos EUA. A Genius Olympiad acontece em junho.
Um grupo de estudantes do Colégio Militar do Recife, localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade, foram selecionados para representar Pernambuco e o Brasil na Genius Olympiad, considerada uma das maiores feiras de sustentabilidade do mundo.
O evento acontece entre os dias 7 e 13 de junho, na St. John Fisher University, na cidade de Rochester, nos Estados Unidos. Jovens pesquisadores de vários países estarão presentes.
Em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, os estudantes João Gabriel Dutra e Laís Ribeiro falaram sobre os projetos desenvolvidos e a expectativa para a feira internacional.
O incentivo veio da professora de geografia Goretti Cabral, que incentiva os alunos em pesquisas voltadas para questões ambientais e soluções sustentáveis na realidade pernambucana.
Projetos
Um dos projetos selecionados foi criado por João Gabriel Dutra, de 17 anos, junto com o colega João Pedro Fonseca. Eles desenvolveram um sistema de pré-tratamento de resíduos hospitalares para ajudar no combate às chamadas superbactérias, resistentes a medicamentos.
Os estudantes afirmam que a proposta é remover poluentes, pesticidas e resíduos farmacêuticos que contribuem para o aumento da resistência das bactérias.
Outra iniciativa selecionada para a feira foi o projeto das estudantes Laís Ribeiro, Helena Medeiros e Leonardo Schuler, que criaram biocarvões produzidos a partir de resíduos vegetais da Mata Atlântica. O material é utilizado para retirar agrotóxicos da água.
Laís, de 16 anos, explicou que a ideia surgiu a partir da preocupação com a contaminação da água por produtos químicos usados na agricultura.
Destaque no Rio Grande do Sul
Antes da aguardada classificação para a Genius Olympiad, os projetos já tinham participado da Mostratec, feira científica realizada no Rio Grande do Sul e considerada uma das maiores da América Latina.
Os trabalhos conquistaram posições de destaque no evento gaúcho, reforçando a importância da iniciação científica entre estudantes do ensino médio.
João Gabriel também destacou que a experiência com pesquisa mudou a maneira como via a carreira acadêmica e científica. Para ele, participar de atividades em laboratório e pensar em soluções reais foi algo transformador na vida escolar.
Vaquinha
Para que o sonho da equipe se torne realidade, eles pedem apoio para ajudar nos custos da viagem aos Estados Unidos. Os estudantes criaram perfis nas redes sociais para divulgar os projetos e criaram uma vaquinha para apoio financeiro. Os trabalhos e mais informações estão nos perfis "Filter Boat" e "BioSorb" no Instagram.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.