Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estado atende Coimbra e prorroga processo seletivo de policiais da reserva para monitoria nas Escolas Cívico-Militares

10 jul 2025 - 13h29
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Educação de São Paulo ampliou até 31 de julho o período de inscrições para o processo seletivo do Programa das Escolas Cívico-Militares. A decisão veio após solicitação do deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), que buscava garantir mais tempo para que policiais militares da reserva pudessem apresentar sua documentação e se candidatar às vagas.

Policiais militares da reserva poderão atuar como monitores em escolas estaduais com modelo cívico
Policiais militares da reserva poderão atuar como monitores em escolas estaduais com modelo cívico
Foto: militar a partir do segundo semestre - Divulgação / Perfil Brasil

A seleção tem como meta a contratação de, no mínimo, 200 profissionais da reserva, entre monitores e monitores-chefes. Eles atuarão em cem escolas da rede estadual que passam a adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre deste ano.

Escolas Cívico-Militares: programa ganha adesão entre militares

O deputado Coimbra, autor da lei complementar 1.398/2024 que criou o programa em São Paulo, recebeu da Secretaria de Educação a confirmação de que mais de 300 militares já se inscreveram. No entanto, ele considera essencial ampliar o prazo para alcançar maior adesão e garantir um processo mais inclusivo:

"Os prazos são apertados para a entrega de documentos e muitos militares da reserva estão com dificuldades para conseguir, em tempo hábil, algumas certidões. A prorrogação até o final de julho veio em boa hora. A ideia é que o processo de contratação seja justo e democrático, e possibilite a organização de uma lista de espera, em caso de baixa", declarou o deputado.

Coimbra preside a Frente Parlamentar pela Implantação das Escolas Cívico-Militares na Assembleia Legislativa de São Paulo. O processo seletivo está aberto exclusivamente para policiais militares da reserva. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Banco de Talentos da Secretaria de Educação, no site www.bancodetalentos.educacao.sp.gov.br.

Após a inscrição, o processo segue com análise de documentos e histórico dos candidatos, seguida de entrevista conduzida por representantes das Diretorias de Ensino e das escolas escolhidas pelos interessados. A previsão inicial é de dois monitores por escola, podendo haver ampliação conforme o número de alunos matriculados.

O projeto, que começou a ser construído pelo mandato de Coimbra há mais de seis anos, ganhou impulso com o apoio do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL-SP). Segundo o parlamentar:

"Mesmo com tantos movimentos contrários, inclusive da Esquerda e de gente desinformada, o Governo do Estado acolheu nossa proposta e seguiu com a ideia em São Paulo, de forma autônoma, sem depender de autorização do governo federal".

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade