Notícias > Especiais > 11 de setembro > EUA em Guerra
 Capa
 Notícias
 Os atentados
 Personagens
 EUA em guerra
 Fotos
 Vídeos
 Infográficos
 Animações
 Interatividade

 EUA em Guerra
Armas químicas e biológicas assustam os EUA

Leia também
» Perguntas e respostas sobre o antraz

» Países com potencial bioquímico

» O correto é antraz ou antrax?

» Flash: os sintomas

» Chat: conversas sobre antraz

Antraz
De todas as armas bacteriológicas, a mais provável de ser usada em ataques terroristas é o antraz, por ser facilmente coletada na natureza. A bactéria se dissemina por esporos e geralmente ataca ovelhas, gado, cavalos, cabras e porcos. Para matar uma pessoa, basta a quantidade do tamanho de um grão de poeira. O antraz causa a morte de 90% dos infectados, mas não é transmitido entre humanos. No caso de infecção, os sintomas são febres e dores de estômago. Nos casos mais graves a morte acontece em um período de 24 a 36 horas.

Varíola
Outra arma mortal e fácil de se conseguir é a varíola. A doença, causada por um vírus que matou milhões de pessoas até ser erradicado na década de 80, leva 30% dos infectados à morte, mas em comparação com o antraz tem uma vantagem: se propaga no contato entre os seres humanos. Oficialmente, há apenas um laboratório norte-americano e um russo com estoques de varíola, mas suspeita-se de que outros países tenham estoques clandestinos.

Gás Mostarda e Sarin
O gás mostarda, jogado pelos alemães contra os inimigos da I Guerra Mundial, causa o surgimento de bolhas pelo corpo, que acabam causando a morte. No caso do sarin, utilizado no atentado ao metrô de Tóquio, em 1995, há um "curto-circuito" mental, com sangramentos e vômitos, que também levam à morte.

Redação Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade