Notícias Especiais Os EUA em Guerra Antraz
 Capa
 Imagens
 Chats
 11 de setembro
 Os envolvidos
 Armamentos
 Guerras pelo mundo
 Brasileiros nos EUA
 Últimas notícias
Poder de destruição
EUA levam para o Oceano Índico todo seu poderio militar
 Análise
 » O uso das armas químicas, o Talibã e vários outros assuntos

PC World
Remédio antiantraz é vendido na Web
Voltaire
As armas químicas na I Guerra Mundial

 Antraz
Perguntas e respostas sobre o antraz
Leia mais
» Brasil está indefeso
» Como agir com uma carta suspeita
» Bioterrorismo: o inimigo invisível
» Países com potencial bioquímico
» O correto é antraz ou antrax?
» Flash: o mapa do medo
» Flash: os sintomas
» Chat: conversas sobre antraz
» Fórum: Você tem medo de antraz
» IstoÉ: o bioterrorismo
» O que é o antraz?

» Como o antraz é transmitido?

» Quais os sintomas?

» Existe tratamento?

» Existem vacinas?

» O que significa estar infectado?

» Em quanto tempo uma pessoa infectada pode ficar doente?

» É possível um atentado massivo com o antraz?

O que é o antraz?
O antraz é uma doença causada pelo bacilos Anthracis, nome original da bactéria formadora de esporos há muito tempo conhecida pelos médicos. Seu estudo, porém, está mais ligado a medicina veterinária, já que sua incidência é ligada a animais ruminantes herbívoros que pastam em áreas com solo contaminado. O homem pode adquirir a doença em sua forma natural através do contato com animais infectados ou suas carcaças.

Historiadores acreditam que uma das pragas que atingiram o Egito, descritas no Velho Testamento, seja o antraz. O nome da doença vem do grego, anthrax, que quer dizer carvão e faz referência à mancha negra formada na pele na versão cutânea da doença. O antraz é um problema endêmico em grandes regiões da Ásia, África e América Latina.

Como o antraz é transmitido?
A contaminação do homem pode acontecer por três formas: pela pele, principalmente através de ferimentos que entram em contato com objetos contaminados (forma cutânea); pela ingestão de alimentos contaminados (digestiva) ou inalação da bactéria (respiratória).

Quais os sintomas?

  • Antraz cutâneo: a doença começa com uma lesão preta na pele, uma espécie de furúnculo. Esta versão do antraz tem risco muito pequeno de levar à morte.
  • Antraz digestivo: causa diarréias, inflamações, perda de apetite, vômitos, febre e náusea. Também é pouco letal se tratado a tempo.
  • Antraz respiratório: é o que mais preocupa os médicos. Atinge pessoas que inalam a bactéria e, inicialmente, parece uma gripe comum, com mal-estar e febre. Pode evoluir para uma infecção respiratória aguda e dificilmente é reversível após atingir o estágio avançado.

    Existe tratamento?
    O tratamento pode ser feito a base de penicilina e de antibióticos que tenham o princípio ativo ciprofloxacina. O remédio é facilmente encontrado no mercado brasileiro e tem uma versão genérica à venda. Mesmo que o tratamento básico seja com antibióoticos, há um tipo de tratamento para cada uma das formas da doença, por isto não se recomenda a automedicação. A ingestão indiscriminada de medicamentos pode transformar o bacilo em um organismo multiresistente aos antibióticos, além de acarretar problemas com outras bactérias.

    Existem vacinas contra o antraz?
    A vacina que se tem atualmente é usada apenas pelo exército norte-americano, já que existem muitos efeitos colaterais e a aplicação é feita em várias doses durante 18 meses. A Organização Mundial de Saúde não recomenda a vacinação em massa.

    O que significa estar infectado por antraz?
    "Está infectado quem apresenta traços da bactéria em partes do corpo, como, por exemplo, na pele ou narinas", explica o infectologista David Lewy. Uma pessoa infectada, no entanto, não irá necessariamente ter a doença. Existem casos em que a bactéria simplesmente não se desenvolve no corpo humano, ou mesmo é combatida através de antibióticos.

    Em quanto tempo uma pessoa infectada pode ficar doente?
    O tempo de incubação do antraz varia de dois dias a seis semanas. Desta forma, se uma pessoa infectada for rapidamente medicada, há tempo para conter a bactéria. Considera-se alguém doente a partir da aparição de sintomas. O primeiro deles, normalmente, é a febre moderada.

    É possível um atentado massivo com o antraz?
    De acordo com especialistas um atentado em massa usando a bactéria é muito difícil, já que, mesmo sendo fácil encontrá-la na natureza, o antraz teria que ser manipulado em laboratório para ser mais patogênico e mais resistente aos antibióticos. Mas o mais importante é dar-lhe um vetor capaz de difundi-la eficazmente. Isto quer dizer que seria preciso controlar o tamanho dos esporos, nos quais se abrigam os bacilos. Se estes forem muito grandes, as proteções naturais do organismo, como os pelos do nariz e os filamentos dos brônquios, se encarregariam de detê-los. Se muito pequenos, podem entrar e sair dos pulmões com a mesma facilidade. Além disto a forma de espalhar os bacilos também teria que ser muito bem pensada. Seria preciso encontrar uma espécie de aerosol para pulverizar o veneno na altura humana, porque se dispersado a grande altitude os esporos se perderiam em sua grande maioria. Somando-se a tudo isto o trabalho de manipulação da bactéria é perigoso e exige experiência biológica e um bom equipamento de proteção.

    Redação Terra


  • » Os ataques ao Afeganistão vão frear o terrorismo?

    » Opine sobre os atentados nos EUA

    » O que você estava fazendo enquanto os
    EUA eram atacados?

     Chat
    Nome (20 caracteres):
     Escolha a sala
     

     
     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade