NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


TERREMOTOS

Terremotos em diferentes pontos do globo
podem estar relacionados

Nos últimos meses, o planeta Terra enfrentou diversos tremores. Segundo o vice-diretor do Instituto de Geo-Ciência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cesar Schultz, os abalos sísmicos podem estar ligados. "A Terra é como uma imensa bola de futebol, feita de gomos. Estes gomos são as placas tectônicas. Cada vez que uma placa se mexe, por menor que seja o movimento, as placas precisam se reajustar", explica Schultz.

Como o nosso planeta é preenchido internamente com magma - líquido incandescente - as placas estão em eterno movimento e eterno reajuste. "O terremoto acontece quando, durante o movimento, ocorre um escorregão, uma mudança brusca de lugar. Quando uma placa entra embaixo da outra", exemplifica. "Se este movimento fosse constante, não sentiríamos nunca. O problema é quando ele sai da velocidade normal".

Os ajustes que a Terra realiza depois de um terremoto ocorrer pode levar vários dias e ser sentido em qualquer ponto do globo, não necessariamente nas proximidades da região que sofreu o abalo. Exatamente por causa destes ajustes, existe grande possibilidade da terra voltar a tremer nos dias seguintes a um terremoto. Na Índia, por exemplo, a terra chegou a tremer mais de 500 vezes depois do dia 26 de feveiro, quando o país viveu uma verdadeira tragédia de mais de 7 graus da escala Richter, mas com menos intensidade.

Existe um equipamento capaz de medir a vibraçao da Terra, através do som captado no Magma. Trata-se do Sismógrafo. Porém, com as tecnologias atuais ainda não é impossível prever com horas de antecedência se vai ocorrer um terremoto. As regiões mais propensas a sofrerem terremotos são aquelas que ficam nas divisões das placas tectônicas (veja o mapa), mas não há como se estipular de quanto em quanto tempo a Terra treme nestes lugares porque os movimentos do Magma são extremamente irregulares.

Redação Terra

volta

  
MAPA - EM FLASH

Onde podem ocorrer terremotos


ESCALA RICHTER

A escala Richter


OS PIORES

Piores abalos dos últimos 20 anos


Resultados dos terremotos ocorridos em El Salvador e na Índia em janeiro e fevereiro de 2001 (fotos: AP)
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade