Notícias  Cúpula do G-8 em Gênova

 Capa
 O que é o G-8?
 Galeria de fotos
 Cúpula das Américas

Protocolo de Kyoto
Uma das pautas
do G-8 é o aquecimento global



  
Reunião de cúpula sem grandes decisões

A reunião do G-8 em Gênova foi ofuscada pelos protestos antiglobalização e pela morte do ativista italiano Carlo Giulianni, mas não se resumiu a isso. Líderes dos sete países mais ricos do mundo (Alemanha, Itália, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá e Japão) e Rússia tomaram, ou adiaram, importantes decisões.

Uma das medidas mais expressivas tem a ver com a realização do encontro, que virou um evento de proporções colossais. O próximo deve ocorrer em uma região montanhosa do Canadá, para dificultar a realização de protestos. A tentativa é reviver o clima informal do primeiro encontro na cidade francesa de Rambouillet, em 1975.

O G-8 apoiou o envio de observadores internacionais para Israel. O líder palestino Yasser Arafat se mostrou satisfeito com a decisão, e quer que o os observadores cheguem ao Oriente Médio o mais rápido possível para evitar mais violência e salvar o processo de paz. O Protocolo de Kyoto, que limita a emissão de gases que provocam o aquecimento global, permanece sem solução. Os Estados Unidos, apesar das pressões européias, não ratificaram o acordo.

Não houve avanços significativos na questão da ajuda aos países em desenvolvimento. Os líderes do G-8 reconhecem a importância de apoiar estes países, mas, concretamente, pouco acontecerá. Um plano de ajuda à África foi esboçado, mas ainda será discutido no encontro de 2002.


FÓRUM
Manifestações pacíficas e violentas sempre acompanham os encontros de líderes da política mundial.
Qual a sua opinião sobre elas?


 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade