NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


A vida de Mário Covas

Clarissa Olivares e Théo Araújo / Redação Terra


Mário Covas Júnior nasceu em Santos, no litoral paulista, em 21 de abril de 1930. A cidade lhe deu o apelido de Zuza, como foi sempre conhecido pelos íntimos, e a paixão pelo futebol e pelo Santos Futebol Clube. Covas completaria 71 anos no mês que vem. Quarenta deles foram dedicados à política. Zuza veio para São Paulo na década de 50 para estudar na Escola Politécnica, no curso de Engenharia da USP, onde era conhecido como um dos grandes craques de futebol. No ano em que se formou, 1955, chegou a integrar a seleção da faculdade.

O amor pela política começou na própria Poli, onde foi eleito diretor de esportes. Covas participou ativamente de movimentos estudantis e uma de suas maiores inimizades políticas começou na própria faculdade, com Paulo Maluf, também politécnico. Em um de seus polêmicos textos nos jornais da Poli, Covas criticou a faculdade. "O desejo de formar-se engenheiro foi suplantado pela vontade superior, ditada pelas contingências do curso, de sair da escola o mais rapidamente possível", escreveu, demonstrando o traço determinado que marcou sua vida pública.

Namoro de infância - Polêmico como político, Covas foi bastante tradicional em sua vida pessoal. Seguiu o mesmo caminho da maioria de seus colegas e se casou a namorada de infância, antes mesmo de se formar. A Escola Politécnica não era exatamente um bom lugar para se arrumar namoradas: entre os 154 formandos da turma de Covas, havia apenas três mulheres. Covas e Lila namoravam desde os 15 anos, em Santos, e subiram ao altar em 1954.

Mário e Lila tiveram três filhos: Renata, Sílvia e Mário Covas Neto, o Zuzinha. Sílvia morreu aos 19 anos em um acidente de automóvel. A tragédia, ocorrida em 1976, marcou profundamente a família e foi descrita por Covas como a pior coisa que havia acontecido em sua vida. Como o acidente aconteceu no dia 1º de janeiro, a família nunca mais comemorou o réveillon.

Renata, hoje com 45 anos, e Zuzinha, 41, deram a Covas quatro netos. O avô prometeu uma aposentadoria política para se dedicar mais à família e aos netos: em setembro do ano passado, Covas disse não se candidataria mais. "Quero ter chance de ver de perto seus bisnetos crescerem, já que perdi a infância dos filhos e netos por causa da política", disse Covas.

Polêmico e transparente - Uma das marcas do governador era ser amado e odiado praticamente com a mesma intensidade. Em 1999, Covas ganhou destaque na imprensa ao enfrentar diretamente professores grevistas que bloqueavam a entrada da Secretaria Estadual de Educação. Na mesma época, bateu boca com estudantes que atiravam ovos contra ele e seus assessores. A atitude dividiu opiniões. Mas Covas, sem fazer jus à fama de indeciso dos tucanos da política, mais uma vez marcou posição.

Covas sempre preservou sua privacidade, mas nunca escondeu suas doenças, ao contrário de políticos como Tancredo Neves e Petrônio Portella. Com dois enfartes e a descoberta do câncer em 1998, Covas mostrou sempre dignidade e transparência na luta contra a doença e evitou ao máximo se licenciar do cargo de governador durante os tratamentos. Mesmo quando foi descoberto, em 15 de janeiro, um novo foco de câncer, em sua meninge, Covas relutou por quase uma semana em se afastar do governo para dar seqüência ao tratamento e, mesmo já licenciado, manteve, por vezes, agendas mais cheias que a do próprio governador em exercício, Geraldo Alckmin. Covas inaugurou obras, sobrevoou rodovias e visitou áreas carentes do Estado, recebendo sempre o apoio da população.

Internado durante o Carnaval por causa do agravamento da doença e de infecções, Covas lutou contra o câncer e emocionou até mesmo médicos, que em entrevistas sempre elogiaram a força e a vontade de viver do governador. Um dia antes de morrer, Covas teria feito recomendações a Alckmin sobre o governo de São Paulo.

Volta

   
Galeria de fotos

Evolução do quadro clínico

Covas e o câncer

Frases de Covas

As impressões de outros políticos

Deixe uma mensagem sobre Covas

Mande uma mensagem de apoio à família de Covas

As mensagens dos internautas durante a luta contra o câncer

Veja o vídeo de homenagem do PSDB a Covas

Capa do especial

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.