NOTÍCIAS
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esportes     Popular     Informática     Especiais     Diversão

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Mega-Sena
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


MORRE MÁRIO COVAS
Um tucano que sempre tomou partido

Agência Brasil
Cássia Zanon/Redação Terra

Morreu no dia 6 de março de 2001, às 5h30, o governador paulista Mário Covas. Ele estava com 70 anos e tinha dois filhos e quatro netos com a primeira-dama Lila Covas. O governador enfrentava o câncer desde 1998, quando, ao assumir publicamente a doença, angariou a simpatia e a solidariedade de praticamente todo o País. Desde o dia 22 de janeiro, Covas estava licenciado do governo para tratamento médico.

A exemplo do amigo e correligionário Sérgio Motta, que morreu em 1998 depois de um longo período entrando e saindo de hospitais, Covas nunca se furtou a criticar as atitudes do igualmente amigo Fernando Henrique Cardoso à frente da Presidência da República. Também como Serjão, Covas resistiu o quanto pôde à doença que lhe tirou a vida, trabalhando até o limite de suas forças.

Depois de eleger-se governador em 1994 com 8.661.960 votos, em 1998 Covas quase perdeu a vaga no segundo turno para a petista Marta Suplicy. Dois anos depois, anunciou publicamente que adiaria uma cirurgia para dar seu voto à hoje prefeita Marta, que disputava a vaga com Paulo Maluf (PPB), um histórico desafeto político. Não foi a primeira nem a última atitude de Covas que causou comoção.

Personalidade marcante - Uma das marcas do governador era ser amado e odiado praticamente com a mesma intensidade. Em 1999, Covas ganhou destaque na imprensa ao enfrentar diretamente professores grevistas que bloqueavam a entrada da Secretaria Estadual de Educação. Na mesma época, bateu boca com estudantes que atiravam ovos contra ele e seus assessores. A atitude dividiu opiniões. Mas Covas, sem fazer jus à fama de indeciso dos tucanos da política, mais uma vez marcou posição.

Volta

   
Galeria de fotos

Vida política

Frases de Covas

Vida pessoal

As impressões de outros políticos

Deixe uma mensagem sobre Covas

Mande uma mensagem de apoio à família de Covas

As mensagens dos internautas durante a luta contra o câncer

Saúde frágil

O câncer

Assista a vídeo de homenagem do PSDB

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.