Entenda o que é o procedimento conhecido como Plástica Anal
Procedimento visa a retirada de excessos de pele na região com finalidade de facilitar a higiene e estética
O mundo da estética é amplo e com diversos procedimentos disponíveis, um deles, pouco falado, muitas vezes por desconhecimento ou preconceito, é a Plástica Anal. Você sabe para que essa intervenção é indicada?
Segundo a médica coloproctologista do Gastro Medical Center, Juliana Stradiotto Steckert, em Florianópolis, é importante falar sobre o assunto para ultrapassar a vergonha de procurar um especialista e falar sobre o assunto. A médica destaca ainda, que o procedimento não evita nenhum tipo de doença, e é um procedimento que tem como objetivo principal a estética. "A plástica é feita para retirar os plicomas anais, que são excessos de pele comuns na região do ânus e facilitar a higiene no local", explica Juliana.
A médica ressalta que a indicação para o procedimento em sua maioria, vem do paciente e não do médico. "Alguns pacientes, tanto homens como mulheres, relatam que ficam incomodados com esse excesso de pele e optam pela correção cirúrgica. Geralmente as queixas são maiores de mulheres no pós-partos, vaginais ou cesarianos, porque a gestação costuma modificar a anatomia da região, e nem sempre são orientadas sobre o tema", relata.
Não existe uma idade limite para a realização do procedimento. No entanto, a médica alerta que pacientes mais idosos e que apresentam problemas de incontinência anal prévia, devem fazer uma avaliação antes de se submeter ao procedimento, pois com a cirurgia os sintomas de incontinência podem piorar.
Essa é uma cirurgia de baixo risco e realizada com anestesia local e sedação. Juliana comenta que o paciente vai pra casa no mesmo dia e o repouso é relativo, pois pode haver desconforto no pós-operatório por algumas semanas.
"Depois da cirurgia vem a parte mais difícil, pois o ato evacuatório, mesmo macio, pode provocar dor e sangramento e geralmente o resultado final da cicatrização leva em torno de dois meses", completa.
Website: http://www.gastromedicalcenter.com.br