PUBLICIDADE

Rio não vai cumprir cadastramento biométrico até 2018

26 out 2014 - 19h19
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Do total de eleitores do Estado, pouco mais de 370 mil e de apenas duas cidades, Búzios e Niterói, tiveram votação por identificação da impressão digital</p>
Do total de eleitores do Estado, pouco mais de 370 mil e de apenas duas cidades, Búzios e Niterói, tiveram votação por identificação da impressão digital
Foto: Twitter / Reprodução

O Rio de Janeiro não vai conseguir cumprir a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cadastrar os 12 milhões de eleitores do Estado para as eleições de 2018 para votação biométrica. Embora não admita a possibilidade de pedir prorrogação desse prazo, a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Adriana Brandão, disse que vai ser complicado alcançar a meta. "Além da dificuldade logística, o custo desse cadastramento é muito alto", afirmou em entrevista coletiva na sede do tribunal na tarde deste domingo.

Do total de eleitores do Estado, pouco mais de 370 mil e de apenas duas cidades, Búzios e Niterói, tiveram votação por identificação da impressão digital. O TRE teria que cadastrar até maio de 2018 mais 90 municípios, entre eles os maiores colégios eleitorais como a capital, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Campos.

Outro fator que vai aumentar os custos da eleição no Rio em 2018 serão as substituições de urnas modelo 2004, que no caso do Rio correspondem a quase metade do total de urnas utilizadas este ano. "São urnas antigas, que deram problema este ano e vão precisar ser trocadas", afirmou Adriana Brandão. No total, apenas no segundo turno, foram trocadas 404 urnas (13 biométricas), 1,23% do total.

No balanço do TRE-RJ, essa foi a eleição em que o Estado esteve mais limpo. Ainda assim o Ministério Público Eleitoral entrou com sete representações neste domingo contra o candidato reeleito, Luiz Fernando Pezão, do PMDB, e o candidato derrotado, Marcelo Crivella, do PRB, contra o chamado voo noturno, que é o lançamento de santinhos próximos a seções eleitorais durante a noite. Além disso, o TRE lacrou três igrejas por propaganda irregular: dois tempos da Igreja Universal e um da Igreja Mundial do Poder de Deus. 

Jingles históricosRelembre jingles históricos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade