PUBLICIDADE

Moro aceita convite e será ministro do governo Bolsonaro

1 nov 2018 - 11h17
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, deixará a magistratura para se tornar Ministro da Justiça do próximo governo. Convidado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), Moro foi a o Rio de Janeiro conversar com o político e aceitou o convite.

Em nota, Sérgio Moro afirma aceitar o convite com "certo pesar", porque ainda teria 22 anos na carreira de juiz. "No entanto, a pespectiva de implementar uma forte agenda anticorrupcao e anticrime organizado, com respeito a Constituicao, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisao. Na pratica, significa consolidar os avancos contra o crime e a corrupcao dos ultimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior".

Sergio Moro, juiz federal de 1ª instância, pode virar ministro da Justiça de Bolsonaro
Sergio Moro, juiz federal de 1ª instância, pode virar ministro da Justiça de Bolsonaro
Foto: Cassiano Rosário / Futura Press

Agora indicado para um cargo político, Moro também falou sobre os próximos passos da operação que o levou ao conhecimento do público nacional e o transformou em uma figura popular:

"A Operacao Lava Jato seguira em Curitiba com os valorosos juizes locais. De todo modo, para evitar controversias desnecessarias, devo desde logo afastar-me de novas audiencias."

O futuro ministro da Justiça deverá dar conceder entrevista a jornalistas na próxima semana para dar mais detalhes.

O aceite de Moro dará força à versão sustentada por integrantes do PT de que a Lava Jato é partidarizada. Enquanto juiz, ele condenou várias pessoas ligadas ao partido, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro, que lhe ofereceu o cargo de ministro, foi eleito com o anti-petismo como principal ponto da campanha.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), por exemplo, criticou a conversa entre Moro e Bolsonaro ainda antes de o juiz aceitar o cargo:

Veja também

Top Agro: Rússia reabre mercado para carnes suína e bovina do Brasil:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade