PUBLICIDADE

Igreja Universal pede para fiéis fazerem jejum de informações no meio da campanha eleitoral

Igreja liderada pelo bispo Edir Macedo orienta fiéis a ficarem sem acessar notícias durante 21 dias para "receber o Espírito Santo". Período coincide com a campanha eleitoral.

15 set 2022 - 19h58
(atualizado em 16/9/2022 às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo bispo Edir Macedo, convocou os fiéis para fazerem um jejum de informações e "notícias seculares" (notícias não religiosas) no meio da campanha eleitoral. A instituição não vinculou a iniciativa às eleições, mas acontece durante o período em que os eleitores decidem em quem votar na disputa.

Presidente Jair Bolsonaro recebe unção do Bispo Edir Macedo no Templo de Salomão
Presidente Jair Bolsonaro recebe unção do Bispo Edir Macedo no Templo de Salomão
Foto: Reprodução/Twitter / Estadão

A convocação foi feita por pastores nos púlpitos e pela igreja nas redes sociais. Edir Macedo incentivou publicamente os fiéis a adotarem a restrição. Essa prática é comum em igrejas evangélicas e geralmente envolve um período de devoção sem se alimentar. Desta vez, porém, a Universal elaborou um formato diferente e, em vez de tirar a comida, orientou os crentes a ficarem sem acessar notícias, redes sociais e até músicas entre 28 de agosto e 18 de setembro. Segundo a instituição, o objetivo é "receber o Espírito Santo".

"Em primeiro lugar, durante 21 dias, é preciso se abster de entretenimento, músicas e notícias seculares. Assim como Daniel não se alimentou de manjares e alimentos desejáveis, você vai deixar de consumir esse tipo de conteúdo, que são prazerosos à sua carne", diz o comunicado da igreja. O nome "Daniel" faz referência a um profeta do Antigo Testamento que se absteve de comer "manjares" (comidas prazerosas como carne e vinho) na Babilônia.

Em abril, a igreja havia convocado um jejum semelhante. Na ocasião, o bispo Edir Macedo deu orientações sobre como os fiéis deveriam agir. "É um jejum não de comida, nem de bebida, mas um jejum de informações, que é o mais difícil. É ou não é? É o mais difícil porque as pessoas são ávidas, são viciadas em informações. É ou não é verdade? Eu gosto de informações, eu gosto de estar atualizado também, mas eu vou abrir mão para me unir com vocês nessa fé", afirmou o líder da igreja.

Estamos na reta final do Jejum de Daniel. Até aqui você decidiu priorizar a voz de Deus, deixando todo o...

Posted by Igreja Universal on  Wednesday, September 14, 2022

Edir Macedo é aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Nos governos do PT, ele já foi próximo a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário de Bolsonaro na disputa. Em julho, Bolsonaro se encontrou com o bispo durante a inauguração de um templo da igreja no Distrito Federal.

O Republicanos, um dos partidos do Centrão que compõe a coligação do atual presidente, foi fundado por bispos da Universal e é base de Bolsonaro no Congresso. "Independe de eleição é uma campanha espiritual que acontece duas vezes por ano", afirmou o deputado federal e presidente do Republicanos, Marcos Pereira, afastando a relação do jejum com as eleições. Procurada, a Universal ainda não se manifestou.

O eleitorado evangélico é estratégico para Bolsonaro. A Igreja Universal calcula ter 7 milhões de fiéis no Brasil. Na prática, ficar sem ler notícias deixaria essas pessoas sem acesso às informações sobre os candidatos e os atos do governo em plena campanha. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 15, mostra que o atual presidente têm 49% de preferência entre os evangélicos para o primeiro turno da eleição presidencial, contra 32% de Lula. A diferença entre os dois caiu de 23 para 17 pontos em uma semana.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade