PUBLICIDADE

Ibope: entre eleitores de Doria, 79% votam em Bolsonaro

Do outro lado, 55% dos que pretendem votar em França para o Palácio dos Bandeirantes declaram voto em Haddad

18 out 2018 - 09h20
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários

No eleitorado paulista, há uma forte tendência da maioria dos eleitores do candidato ao governo estadual João Doria (PSDB) votar em Jair Bolsonaro (PSL) para presidente da República. Por outro lado, a maior parte das pessoas que pretendem votar em Márcio França (PSB) para o Palácio dos Bandeirantes declara voto em Fernando Haddad (PT) ao Planalto.

Candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria
Candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

Conforme a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na quarta-feira, 17, Bolsonaro tem 63% das intenções de votos válidos no Estado e Haddad aparece com 37%. Considerando apenas o eleitorado de João Doria, 79% da preferência vai para Bolsonaro e 21% votaria em Haddad, no mesmo critério de votos válidos.

Em meio ao eleitorado de Márcio França, o presidenciável do PT tem 55% das intenções de votos válidos, enquanto que o candidato do PSL ao Planalto fica com 45%. Na pesquisa, Doria e França disputam o segundo turno em São Paulo empatados tecnicamente: 52% dos válidos para o tucano contra 48% para França.

Doria (PSDB) se encontrou com Mourão, Levy Fidelix, Rodrigo Tavares e outros apoiadores do PRTB
Doria (PSDB) se encontrou com Mourão, Levy Fidelix, Rodrigo Tavares e outros apoiadores do PRTB
Foto: Divulgação / Estadão Conteúdo

França tem vantagem na capital, onde Doria foi prefeito

Ex-prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) enfrenta uma resistência maior na capital paulista na disputa pelo governo do Estado, enquanto que o candidato Márcio França (PSB) tem vantagem na cidade comandada pelo tucano até abril deste ano, mostra pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na quarta-feira, 17.

Entre os eleitores da capital, 63% das intenções de votos válidos vão para França, contra 37% de Doria. Ao deixar o Executivo paulistano em abril, o tucano foi criticado por sair do cargo para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes. Considerando apenas a periferia, há um empate técnico: 52% para o tucano e 48% para o candidato do PSB. No interior do Estado, João Doria leva vantagem: 60% a 40% das intenções de votos válidos.

No universo total do eleitorado paulista consultado na pesquisa, os dois candidatos estão empatados tecnicamente na disputa de segundo turno: Doria tem 52% das intenções de votos válidos e França tem 48%.

Potencial de voto. A pesquisa do Ibope mostra que 32% dos eleitores dizem que não votariam em João Doria "de jeito nenhum". A resistência a Márcio França, por sua vez, é menor: de 20%. Entre os entrevistados, 27% diz que votaria com certeza em Doria e 26% fala que tem voto convicto em Márcio França.

Quando Ibope pergunta aos eleitores sobre se têm certeza de sua intenção de voto, 46% daqueles que declaram preferência em Doria dizem que a decisão é definitiva. Entre os eleitores de França, 44% diz que não mudará de voto em hipótese nenhuma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro de 2018. Foram entrevistados 1.512 votantes. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A sondagem foi encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo sob o protocolo Nº SP-07777/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-BR-07265/2018.

Veja também

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade