PUBLICIDADE

Conheça os candidatos a governador do Paraná nas eleições 2018

Confira os dez nomes que estarão na disputa pelo Governo paranaense em outubro

12 jun 2018 - 11h40
(atualizado em 13/8/2018 às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O PSDB não encabeçará chapa na corrida pelo Governo do Paraná nas eleições 2018. Vencedor nas urnas do Estado em 2014, a sigla vai apoiar a candidatura à reeleição da atual governadora Cida Borghetti, que assumiu o cargo após a renúncia do tucano Beto Richa.

No total, 10 candidatos disputarão o cargo de governador do Paraná nas eleições 2018. Confira os nomes abaixo:

Cida Borghetti (PP)

Esposa do ex-ministro da Saúde Ricardo Barros, a atual governadora do Paraná tentará a reeleição em outubro. Cida Borghetti está no comando do Estado desde 6 de abril, quando o então governador Beto Richa deixou o cargo para se candidatar ao Senado.

A chapa contará com apoio do PSDB, PSB, DEM, PROS, PTB, PMB. O PMN, do candidato a vice Coronel Malucelli, também compõe a aliança para a disputa das eleições 2018.

A coligação garantirá para Cida o maior tempo de TV durante o horário eleitoral entre todos os postulantes ao Palácio Iguaçu.

Doutor Rosinha (PT)

O PT terá seu presidente estadual no Paraná, Dr. Rosinha, como candidato a governador nas eleições 2018. Ex-vereador de Curitiba, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Rosinha terá como vice Anaterra Viana, também do PT.

A chapa petista não conta com nenhuma aliança. Com a senadora Gleisi Hoffmann como candidata, o partido ficou no terceiro lugar na disputa pelo Governo paranaense em 2014, com pouco menos de 900 mil votos.

Geonísio Marinho (PRTB)

O presidente estadual do PRTB no Paraná, Geonísio Marinho, será novamente candidato a governador do Estado. No pleito de 2014, ele ficou em sétimo lugar, com pouco mais de 7 mil votos, o equivalente a 0,12% dos votos válidos.

Para chegar mais forte na corrida eleitoral deste ano, Marinho aposta no resgate da "velha educação" e terá o apoio do PRP. O vice na chapa é Eliceu Palmonari, também do PRTB.

João Arruda (MDB)

O deputado federal João Arruda será o candidato do MDB para o Governo do Paraná nas eleições 2018. Sobrinho do senador Roberto Requião, ele terá a professora Eliana Cortez da Silva, também do MDB, como vice. Ela é presidente da Câmara de Ribeirão Claro, no Norte do Paraná.

A chapa contará com apoio do Solidariedade, do PCdoB e do PDT, que fechou com Arruda após a desistência do pré-candidato Osmar Dias.

?Jorge Bernardi (Rede)

Jorge Bernardi, ex-vereador de Curitiba por seis mandatos, será o nome da Rede para a eleição ao Governo paranaense. A candidatura contará com apoio do PPL e do DC.

Natural de Santa Catarina, Bernardi é advogado, professor universitário e doutor em gestão pública. O candidato já foi presidente da Câmara Municipal da capital paranaense e também já chefiou a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego curitibana.

O vice na chapa será o ex-presidente da OAB de Cascavel Juliano Murbach, do PPL.

Ogier Buchi (PSL)

O advogado Ogier Buchi será o candidato do PSL para governador do Paraná nas eleições 2018. Formado também em educação física, ele foi atleta e treinador de voleibol. Buchi também atuou como comentarista de política na TV.

Além da disputa pelo cargo, sua candidatura também cumprirá a tarefa de garantir ao presidenciável Jair Bolsonaro um palanque no Estado. O vice na chapa será Bruno Santa Rosa, do PSL. A coligação contará com apoio do Patriota e do PTC.

Priscila Ebara (PCO)

A professora Priscila Ebara será candidata ao governo do Paraná pelo PCO. O partido, que não conta com nenhuma aliança, lançará Hallyson Coutinho (PCO) como candidato a vice-governador.

Professor Ivan Bernardo (PSTU)

O Professor Ivan Bernardo será o candidato a governador do Paraná pelo PSTU. Docente da rede pública há 20 anos, ele já trabalhou em escritório de contabilidade, como cobrador, estoquista, vendedor, policial militar, carteiro e é formado em Geografia.

A candidata a vice será Carminha Moreira, trabalhadora terceirizada da área da Saúde.

A sigla não conta com apoio de outros partidos.

Professor Piva (PSOL)

Professor Piva é a aposta do PSOL para a disputa pelo Governo do Paraná nas eleições 2018
Professor Piva é a aposta do PSOL para a disputa pelo Governo do Paraná nas eleições 2018
Foto: Divulgação/ Assessoria PSOL-PR / Estadão

Ex-vereador da cidade de Almirante Tamandaré, Luiz Romeiro Piva, o Professor Piva, é a aposta do PSOL para a corrida ao Governo paranaense em 2018. Em 2014 e 2010, Piva foi candidato ao Senado e, em 2006, a prefeito de Almirante Tamandaré.

Neste ano, o PSOL contará com o apoio do PCB.

Ratinho Júnior (PSD)

O filho do apresentador do SBT é o candidato do PSD para governador do Paraná. Eleito como deputado estadual paranaense mais votado em 2014, Ratinho Júnior foi secretário de Desenvolvimento Urbano do ex-governador Beto Richa até setembro de 2017.

O candidato foi eleito deputado federal em 2002, pelo PSB, e em 2006, pelo PSC. Em 2012, ainda pelo PSC, foi derrotado no segundo turno da eleição para prefeito de Curitiba.

Para as eleições 2018, Ratinho Jr. contará com apoio do PSC, PV, PR, PHS, Avante, PRB, PPS e Podemos. O candidato a vice na chapa será o empresário Darci Piana (PSD)./ COLABOROU KATNA BARAN.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade