Centrão apresenta a Lula nome para sucessão de Lira na presidência da Câmara
Hugo Motta (Republicanos-PB) seria o nome de consenso do bloco de partidos
O deputado Marcos Pereira, presidente do Republicanos, está trabalhando nos bastidores de Brasília para que não haja confrontos na eleição para à presidência da Câmara dos Deputados, que ocorrerá em fevereiro do ano que vem.
Pereira, que era um dos nomes cogitados para disputar a cadeira de Arthur Lira (Progressistas-AL), abriu mão do seu nome em favor do seu correligionário. A sua desistência e a indicação de Hugo Motta (PB) foi apresentada ao presidente Lula nesta semana, conforme afirmou em entrevista ao jornal O Globo.
"O presidente Lula não apresentou resistência, disse que não interferiria no processo de escolha da Câmara. Disse que precisava conversar com o Hugo e apenas questionou se ele não era muito novo, por ter 34 anos. Disse a ele que eu era o avalista desta campanha. Já o presidente Lira disse ser uma boa opção e que trabalharia para viabilizar o nome", afirmou o presidente do Republicanos.
O primeiro nome de Lira para sucedê-lo seria o do deputado baiano Elmar Nascimento (União Brasil), mas, sem apoio da base governista, a candidatura dele ficaria inviabilizada.
Quem é Hugo Motta
Mesmo com apenas 34 anos de idade, Hugo Motta, que é natural de João Pessoa, pode ser considerado um político experiente. Ele entrou na Câmara Federal com apenas 21 anos, se tornando o deputado federal mais jovem da história, e está em seu quarto mandato consecutivo.
Nestes 14 anos de atividade política ele foi presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, em 2014, e também presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em 2015.
Apesar de ter nascido na capital, sua família tem grande prestígio político no Sertão paraibano. Seu avô, Nabor Wanderley, foi prefeito da cidade de Patos ainda nos anos 1950.
O atual prefeito da cidade sertaneja é o seu pai, Nabor Wanderley Filho, que este ano tenta a reeleição.