PUBLICIDADE

Bolsonaro volta à UTI e reage bem após cirurgia, diz boletim

Tomografia confirmou diagnóstico de obstrução intestinal, o que exigiu o procedimento cirúrgico na quarta, 12

13 set 2018 - 10h11
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato do PSL à Presidência da República nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein nesta quinta-feira, 13, depois de passar por uma nova cirurgia de emergência por causa de uma obstrução intestinal.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital nesta quinta, o candidato "evoluiu bem" após a cirurgia, feita na noite de quarta, 12. "A limpeza abdominal foi realizada como feito rotineiramente. O procedimento teve duração de duas horas."

Jair Bolsonaro (PSL) está internado na UTI do Hospital Albert Einstein
Jair Bolsonaro (PSL) está internado na UTI do Hospital Albert Einstein
Foto: Flávio Bolsonaro / Divulgação / Estadão Conteúdo

O hospital explicou que, após apresentar um quadro de inchaço na região abdominal, uma tomografia computadorizada a que o candidato foi submetido confirmou o diagnóstico de obstrução intestinal.

"O paciente foi levado para a cirurgia de urgência onde foram desfeitas as aderências do intestino e liberado o ponto de obstrução. Além disso, constatou-se um extravasamento de secreção entérica (secreção intestinal) a montante do ponto de obstrução em uma das suturas realizadas anteriormente para correção dos ferimentos intestinais", dis o boletim. "Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas."

Bolsonaro está internado desde a última sexta em São Paulo. Na quinta, 6, o candidato foi esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora, e teve perfurações no intestino grosso e no intestino delgado.

'Noite delicada, mas 100% contornada', diz filho

Um dos filhos do candidato, Carlos Bolsonaro, disse na madrugada desta quinta-feira, 13, que o militar da reserva passou uma noite "delicada", mas que a situação foi contornada.

"Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem; estou vendo de perto o trabalho dessas pessoas desde o início e só temos a agradecer. Noite delicada, mas 100% contornada", escreveu Carlos no Twitter. "O velho é forte como um cavalo, não é a toa que seu apelido de Exército é 'cavalão'."

Leia na íntegra o boletim médico sobre o estado de saúde de Bolsonaro divulgado nesta quinta, 13:

"O candidato a` Preside^ncia da Repu´blica, Jair Bolsonaro, foi readmitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na madrugada de hoje.

Durante o dia de ontem o paciente apresentou distensão abdominal progressiva sugerindo o diagnóstico de obstrução intestinal. Este diagnóstico foi confirmado por tomografia computadorizada realizada durante à tarde.

Com este diagnóstico, o paciente foi levado para a cirurgia de urgência onde foram desfeitas as aderências do intestino e liberado o ponto de obstrução. Além disso, constatou-se um extravasamento de secreção entérica (secreção intestinal) a montante do ponto de obstrução em uma das suturas realizadas anteriormente para correção dos ferimentos intestinais. Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas.

A limpeza abdominal foi realizada como feito rotineiramente. O procedimento teve duração de duas horas. O paciente evoluiu bem após a cirurgia, sem intercorrências e encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva. " / COLABOROU PABLO PEREIRA

Veja também

Top Político: Eleitorado de Bolsonaro se tornou mais convicto após ataque, diz pesquisa:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade