PUBLICIDADE

Após 24 anos, Senado ficará sem Sarney, Simon e Suplicy

Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) não conseguiram se reeleger em seus Estados; José Sarney (PMDB-AP) não tentou disputar novamente uma cadeira na Casa

6 out 2014 - 09h12
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Há 24 anos como senador, Pedro Simon (PMDB) deixou de ser reeleito
Há 24 anos como senador, Pedro Simon (PMDB) deixou de ser reeleito
Foto: Ascom PMDB / Agência Brasil

Em 2015, o Senado Federal ficará sem os três senadores que cumprem mandato desde 1991.

Os candidatos à reeleição Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) não conseguiram se reeleger em seus Estados, enquanto o senador José Sarney (PMDB-AP) não tentou disputar novamente uma cadeira na Casa. 

Assim como Sarney, Pedro Simon também chegou a anunciar sua aposentadoria, mas acabou voltando para a disputa depois que seu indicado, Beto Albuquerque (PSB), deixou o pleito para ser vice na chapa de Marina Silva (PSB), após a morte do ex-governador de Pernambuco e então candidato à presidência pela legenda Eduardo Campos. 

Vencedor de três eleições consecutivas, Simon dessa vez ficou em terceiro, sem fazer frente ao jornalista Lasier Martins (PDT), conhecido no Estado pelos comentários que faz na TV afiliada da Rede Globo, a RBS, e na Rádio Guaíba.  

Ele é conhecido nacionalmente por um vídeo no qual aparece sendo eletrocutado ao tocar num parreiral eletrocutado, na Festa da Uva, em Caxias do Sul. O pedetista travou uma disputa acirrada com o ex-governador Olívio Dutra (PT), cujo governo foi alvo de críticas do comentarista. 

Eduardo Suplicy (PT), candidato ao Senado por São Paulo, votou na capital paulista na manhã  deste domingo (5)
Eduardo Suplicy (PT), candidato ao Senado por São Paulo, votou na capital paulista na manhã deste domingo (5)
Foto: Peter Leone / Futura Press

Em São Paulo, Suplicy foi derrotado pelo ex-governador José Serra (PSDB) por uma diferença de cerca de 5 milhões de votos. O tucano acompanhou o bom desempenho do seu partido no Estado, que elegeu o governador Geraldo Alckmin no primeiro turno, com 57% dos votos.

Sarney anunciou sua aposentadoria em junho deste ano. Seu apadrinhado para disputar o Senado no Amapá perdeu por uma margem curta de votos do candidato do DEM, Davi Alcolumbre.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade