PUBLICIDADE

Para campanha de Aécio, pesquisa reflete emoção momentânea

Segundo Datafolha, Marina Silva está empatada com o candidato tucano nas intenções de voto

18 ago 2014 - 11h20
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A divulgação da pesquisa Datafolha nesta segunda-feira reflete um momento de emoção com a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB), segundo avaliação da campanha de Aécio Neves (PSDB). A sondagem feita após a tragédia colocou Marina Silva (PSB) empatada tecnicamente com o senador mineiro no primeiro turno e com Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno. Para o senador José Agripino Maia (DEM-RN), coordenador da campanha do tucano, o eleitor tende a refletir e votar racionalmente em outubro.

“Essa pesquisa não muda em nada a estratégia da campanha. Ela foi feita em cima de um momento de emoção pelo falecimento, em condições trágicas, repentinas, impactantes”, disse Agripino ao Terra.

Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, Dilma lidera as intenções de voto com 36%, seguida de Marina Silva com 21% e Aécio, com 20%. Pela margem de erro, ambos estão empatados tecnicamente. Em eventual segundo turno, Marina aparece com 47% e Dilma com 43%.

Na avaliação do senador, os números de Marina Silva, que é conhecida do eleitorado pela eleição passada, foram alimentados pela comoção. Segundo ele, Aécio tende a crescer com a reflexão do eleitorado até o pleito.

(A pesquisa) Não nos causa nenhum temor e inquietação. O voto é produto de emoção e reflexão, a carga de emoção foi completa agora. Daqui para frente você vai caminhar no rumo da reflexão. Até o dia 5 de outubro o eleitor vai progressivamente acompanhar os fatos, vai refletir e vai agir racionalmente. A componente da emoção é espasmódica, momentânea. Ela não é permanente”, disse.

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), acredita que o Datafolha mostra uma consistência da candidatura de Aécio Neves, que apesar de interromper seu crescimento, consolidou-se num patamar perto dos 20% mesmo com novas circunstâncias. O deputado lembrou que, em uma pesquisa Datafolha realizada em abril, Marina apresentava 27% das intenções de voto quando ainda não havia sido oficializada como vice de Campos, e Aécio tinha 16%.

“Eu acho que consolidou definitivamente o segundo turno, a candidatura do Aécio demonstrou robustez, porque em meio a tantas circunstancias novas ele manteve a posição. A nossa confiança é de que ele estará no segundo turno”, disse.

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade