Qual a diferença entre ruas e avenidas?
Enquanto o Dicionário Aurélio define a rua como uma "via pública paracirculação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas" e a avenidacomo "via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistaspara circulação de veículos", cada município brasileiro tem autonomiapara nomear seus logradouros.
Sendo assim, uma rua no Rio de Janeiro (RJ) pode ser uma avenida em Teresina (PI). Dependendo da legislação - ou dafalta dela - a mesma cidade pode ter ruas e avenidas comcaracterísticas bem diferentes.
Em Porto Alegre (RS), por exemplo, não há uma regra para a denominação dasvias. "Quando o loteador faz o orçamento, no momento da urbanização deuma área, propõe o que é rua e o que é avenida. É muito intuitivo",explica Eduardo Azambuja, engenheiro da Secretaria de PlanejamentoMunicipal da capital do Rio Grande do Sul. Ele diz ainda que, quando aCâmara de Vereadores dá ou muda o nome de uma via, pode alterar o tipodo logradouro. Um exemplo são as antigas estradas nas zonas rurais,que ganham meio-fio e passam a ser avenidas.
Para evitar confusões, a prefeitura de São Paulo (SP) baixou um decreto, emdezembro de 1988, estabelecendo critérios. As ruas paulistanas têmlargura entre 7,2 e 19,99 m de largura, e as avenidas, mais de 20m. Já as travessas ou passagens têm largura entre 3,61 e 7,19 m.
Esta pergunta foi enviada pelo internauta Antonio Carlos. Clique aqui e envie já a sua.