Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual a diferença entre ruas e avenidas?

Compartilhar

Enquanto o Dicionário Aurélio define a rua como uma "via pública paracirculação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas" e a avenidacomo "via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistaspara circulação de veículos", cada município brasileiro tem autonomiapara nomear seus logradouros.

Existe legislação para definir ruas e avenidas? Descubra
Existe legislação para definir ruas e avenidas? Descubra
Foto: Getty Images

Sendo assim, uma rua no Rio de Janeiro (RJ) pode ser uma avenida em Teresina (PI). Dependendo da legislação - ou dafalta dela - a mesma cidade pode ter ruas e avenidas comcaracterísticas bem diferentes.

Em Porto Alegre (RS), por exemplo, não há uma regra para a denominação dasvias. "Quando o loteador faz o orçamento, no momento da urbanização deuma área, propõe o que é rua e o que é avenida. É muito intuitivo",explica Eduardo Azambuja, engenheiro da Secretaria de PlanejamentoMunicipal da capital do Rio Grande do Sul. Ele diz ainda que, quando aCâmara de Vereadores dá ou muda o nome de uma via, pode alterar o tipodo logradouro. Um exemplo são as antigas estradas nas zonas rurais,que ganham meio-fio e passam a ser avenidas.

Para evitar confusões, a prefeitura de São Paulo (SP) baixou um decreto, emdezembro de 1988, estabelecendo critérios. As ruas paulistanas têmlargura entre 7,2 e 19,99 m de largura, e as avenidas, mais de 20m. Já as travessas ou passagens têm largura entre 3,61 e 7,19 m.

Esta pergunta foi enviada pelo internauta Antonio Carlos. Clique aqui e envie já a sua.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra