PUBLICIDADE

Vestibular Unesp 2024: professores comentam 2º dia da segunda fase

A segunda fase do Vestibular 2024 da Unesp encerrou nesta segunda-feira, 11 de dezembro. Do total de candidatos, 8,4% faltaram às provas.

12 dez 2023 - 15h41
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A segunda fase do Vestibular 2024 da Unesp encerrou nesta segunda-feira, 11 de dezembro. Os inscritos concorrem a mais de 6,5 mil vagas.

Foto: Brasil Escola

No segundo dia da 2ª fase da Unesp 2024, os estudantes produziram a redação e responderam 12 questões dissertativas de Linguagens e suas tecnologias.

Wander Azanha, diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, comenta que a prova foi bem-feita, sendo um vestibular típico de Unesp, com cara de Unesp.

"A prova da segunda fase da Unesp foi muito bem pensada pela banca. Parabéns a ela por isso. No geral, atendeu a expectativas de todo mundo e consideramos uma prova justa"

Na opinião do diretor, os alunos que fizeram simulados e provas antigas se deram muito bem nessa prova, com certeza. O profissional ressalta, também, que observou, nas questões, comandos claros e que não viu "pegadinhas". 

Prova de Linguagens Unesp 2024

A prova de Linguagens do Vestibular 2024 da Unesp abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. Professores das disciplinas do curso Oficina do Estudante analisam as provas.

Para Liliane Negrão, professora de Gramática e Interpretação de Texto, foi uma prova tranquila com interpretação de texto, questões que exigem domínio vocabular e muitos conhecimentos de Gramática, como voz passiva e processo de formação de palavras.

André Barbosa, professor de Literatura, ressalta que, na prova de sua disciplina, houve interpretação de texto e coisas importantes, como conhecimento de figuras de linguagem como recurso de produção textual e o conhecimento de intertextualidade. 

De acordo com Isac Silva, professor de inglês, a prova da sua matéria exigiu o idioma necessário para ler um artigo ou uma reportagem de revista científica, que é preciso para uma graduação. "As questões foram objetivas e exigiram dos candidatos a capacidade de compreender as informações essenciais de cada parágrafo do texto", resume.

Redação da Unesp 2024

O tema da redação do Vestibular 2024 da Unesp foi: "É possível um futuro off-line?". Os inscritos precisaram realizar um texto dissertativo argumento abordando este assunto. 

Mateus Leme, professor de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante, reflete que essa perguntinha filosófica, que não era centrada no Brasil, diferente de outras provas, como o Enem, exigiu uma abordagem mais ampla do estudante. 

"A prova de redação do Vestibular 2024 da Unesp foi bem interessante sobre um tema da contemporaneidade. O aluno teria que abordar a humanidade como um todo e não apenas o Brasil. Isso foi uma dificuldade a mais"

Para Lema, a redação da Unesp 2023 teve uma novidade significativa: a presença de quatro tirinhas. A presença de tirinhas é tradicional, mas nunca antes a Unesp tinha colocado quatro tirinhas.

"No caso, foram tirinhas do cartunista André Dahmer, elas compunham o primeiro texto da coletânea. Depois havia outros dois textos também. Então, tivemos uma novidade importante em relação à coletânea".

Resultado do Vestibular 2024 da Unesp

A previsão é que o resultado do Vestibular 2024 da Unesp seja divulgado no dia 31 de janeiro de 2024.  

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade