PUBLICIDADE

Veja 5 profissões em alta para 2024

Especialistas listam profissões em alta em 2024. Analista de Inteligência Artificial, Desenvolvedor de Games e Analista em Marketing Digital são exemplos.

26 dez 2023 - 17h59
(atualizado em 27/12/2023 às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Especialista em Inteligência Artificial, Desenvolvedor de Games e Analista em Marketing Digital são três profissões que estarão em alta em 2024, segundo especialistas.

Carreiras da área de tecnologia devem seguir nas primeiras posições como foi em 2023. Conforme o The Future of Jobs Report 2023 do Fórum Econômico Mundial, cargos voltados à Inteligência Artificial (IA), segurança de dados e novas tecnologias se mantém entre os primeiros no ranking de tendências para os próximos anos.

Josney Lara, diretor de negócios da InfoWorker, analisa que, com o processo de industrialização e mais recentemente de digitalização das empresas em todas as áreas, o receio da substituição de mão de obra humana por maquinário mais eficiente e por tecnologias como a inteligência artificial tem sido constante. Entretanto, sabe-se da importância desses profissionais.

"É interessante essa movimentação do mercado de trabalho que, investe em máquinas, IA e soluções mais tecnológicas e ao mesmo tempo surgem novas demandas de profissionais. Hoje, por exemplo, temos profissões que não existiam há 10 anos"

Josney Lara

Especialistas comentam que carreiras mais novas também têm chamado mais a atenção nos últimos anos. Duas delas são especialista em Marketing Digital e Gestor de Mídias Sociais. Hoje, a maioria das empresas têm ao menos um profissional da área.

Outro cargo em alta é o Analista de Inteligência em Negócios, que atua na coleta de dados relevantes para a empresa. Por fim, Estética é outra área em destaque e que têm crescido acima das expectativas.

Pedro Paixão, CEO da Ultra Cursos, comenta que, com o ambiente profissional em constante transformação, é crucial estar atento às tendências de mercado e às oportunidades de carreira que se destacam.

"Para o ano de 2024, algumas áreas emergem como promissoras, oferecendo tanto oportunidades de emprego quanto perspectivas empreendedoras", destaca o profissional.

Foto: Brasil Escola

Habilidades no mercado de trabalho em 2024

Soft kills são habilidades comportamentais que, hoje, os profissionais precisam ter para se dar bem dentro de uma empresa. Além do conhecimento técnico, são essas competências que o mercado de trabalho tem procurado.

Estudo feito por Ricardo Paes de Barros, pesquisador do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), mostra que essas habilidades aparecem no topo da busca por profissionais e são consideradas essenciais para a força de trabalho da empresa.

Alguns exemplos de soft kills são: ter desenvolvimento interpessoal, saber solucionar problemas, ter pensamento analítico e criativo e possuir flexibilidade, agilidade e motivação.  

"É importante se preparar para o futuro investindo em carreiras que unem inovação, criatividade e demanda crescente. As oportunidades estão à disposição para aqueles que buscam se destacar em áreas que prometem não apenas empregos, mas também a possibilidade de empreender e moldar o próprio caminho profissional",

Pedro Paixão

7 carreiras em alta para 2024

Os especialistas listaram sete profissões que devem ter destaque em 2024. Confira abaixo:

1) Especialista em Inteligência Artificial 

O especialista em Inteligência Artificial ou cientista de dados possui uma grande gama de áreas de atuação a sua escolha e especialização. O profissional pode atuar em instituições financeiras, empresas de telecomunicação e entretenimento, empresas de tecnologia de informação, centros de pesquisa, hospitais, indústria automobilística, órgãos governamentais e empresas de segurança cibernética.

O curso de Inteligência Artificial é novo e poucas universidades o oferecem. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), foi o curso com terceira maior nota de corte do SiSU 2023.

2) Desenvolvedor de games

A área de desenvolvimento de jogos, embora relativamente nova, tornou-se uma das mais bem remuneradas no mercado atual. Além dos benefícios financeiros, destaca-se a flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto (home office).

Para Pedro Paixão, profissionais do setor de desenvolvimento de games têm a oportunidade única de dar vida a mundos virtuais, proporcionando entretenimento para milhões de pessoas.

"A constante demanda por inovação e criatividade faz com que o desenvolvimento de jogos seja uma escolha empolgante e lucrativa para os aspirantes a profissionais da área de tecnologia", acredita.

Quem quiser trabalhar como desenvolvedor de games precisa estudar cursos de graduação ligados à área de tecnologia como, por exemplo, Engenharia de Software e Inteligência Artificial.

3) Analista em Marketing Digital

O marketing digital está diretamente ligado ao desenvolvimento e criação tecnológica. Além da possibilidade de trabalhar para grandes empresas, o profissional também pode empreender no seu próprio negócio. A conexão com a tecnologia faz do marketing digital uma carreira versátil e em constante crescimento.

Podem atuar na área de Marketing Digital graduados em cursos com Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e outros. Algumas instituições de ensino oferecem o curso de tecnologia em Marketing Digital, que tem duração menor e é voltado para a parte prática. 

4) Analista de Segurança da Informação

O curso de Segurança da Informação capacita profissionais para atuar como projetistas e administradores de métodos que assegurem a segurança da informação armazenada ou que trafegue pela rede. Uma das finalidades é proporcionar aos alunos uma compreensão apurada sobre as opções tecnológicas na área de segurança da informação, facilitando no momento de tomar decisões.

5) Analista de Inteligência em Negócios

O cargo de analista de inteligência de mercado ou marketing intelligence é relativamente novo. O profissional deve fazer pesquisas para extrair e analisar dados importantes para a empresa (benchmarking). Ele também deve detectar possíveis falhar e citar melhorias para o negócio.

Outras funções são: estudar e prever tendências do mercado e ajudar na tomada de decisão dos gestores da companhia.

Normalmente, o profissional graduado em Administração é o mais indicado para trabalhar na área de inteligência em negócios.

6) Gestor de mídias sociais

Adora internet, gosta de interagir virtualmente com várias pessoas, é dinâmico, curioso e criativo? Se você tem essas características, certamente gosta de redes sociais. Então, já pensou em como seria estudar em uma faculdade, se formar e trabalhar com isso?

O fato é que as redes sociais parecem que sempre irão existir num mundo cada vez mais tecnológico e dependente da internet. O mercado movimenta muito dinheiro e isso deve continuar por bastante tempo. Então, por que não viver disso?

Para trabalhar como gestor de mídias sociais, é importante que o profissional seja graduado em cursos da área de comunicação, como Jornalismo ou Relações Públicas, por exemplo.

7) Profissional da área de estética

A área estética está entre as mais altas para 2024. Pesquisas mostram que a versatilidade se estende à possibilidade de expandir o negócio, oferecendo aulas e cursos, consolidando-se como um empreendedor no campo da beleza e estética.

Um dos exemplos são os graduados em Odontologia e Biomedicina, que tem se especializado cada vez na parte estética. Outra profissão em destaque é a carreira de extensão de cílios.

Crédito da imagem:

[2] Divulgação 

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade