PUBLICIDADE

Unesp 2024: confira comentários sobre a 1ª fase

As provas da 1ª fase da Unesp 2024 foram aplicadas ontem, dia 15 de novembro, confira comentários sobre o exame

16 nov 2023 - 08h40
Compartilhar
Exibir comentários

Os exames da primeira da fase do Vestibular 2024 da Unesp foram aplicados ontem, dia 15 de novembro. As provas realizadas pelos inscritos consistiam em 90 questões distribuídas da seguinte maneira:

unesp-analise-provas
unesp-analise-provas
Foto: Divulgação-Unesp / Brasil Escola
  •  30 questões de Linguagens,

  • 30 de Ciências Humanas

  • 30 de Ciências da Natureza com Matemática.

Com destaque para uma interdisciplinaridade marcante, característica das provas da Unesp, matemática foi a matéria que mais se apresentou misturada em questões de outras áreas. Para ter análises mais aprofundadas sobre o Vestibular da Unesp, conversamos com Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do curso Etapa.

Prova de Linguagens da Unesp 2024

A prova de Linguagens manteve a dificuldade padrão apresentada nas edições anteriores do Vestibular da Unesp. O coordenador nos contou que foram apresentadas charges, tirinhas, trechos de literatura e conceitos de gramática, os quais exigiam interpretação e capacidade crítica dos alunos. 

Outra observação feita pelo educador foi que os textos desse ano vieram mais enxutos que o de costume. Em seguida, ele comenta da prova de Inglês que retomou aspectos tradicionais e trouxe questões de vocabulário e interpretação de texto. Sobre o exame de língua estrangeira, Pitoscio disse:

Esse ano, a prova de Inglês não teve questões interdisciplinares como aconteceu no ano passado, com exceção de uma questão com Matemática

Prova de ciências humanas da Unesp 2024

Em relação às humanidades, Pitoscio chamou atenção para os materiais de apoio e para a presença de matemática em algumas questões, ele declarou:

Houve uma questão de História que utilizou um meme e também houve questões interdisciplinares de Humanas tendo a Matemática como pano de fundo, por exemplo. Isso foi uma grande novidade da prova

O professor ainda comentou sobre a regularidade dos assuntos cobrados nas provas de geografia e história. Ele ressaltou um item de hidrografia que apresentou maior dificuldade por ser necessário dominar conhecimentos específicos. 

O coordenador também falou sobre as questões de Filosofia relacionadas aos textos de Hannah Arendt e ressaltou a contemporaneidade da prova de Sociologia que tratou de temas como a "uberização" do trabalho.

Prova de ciências da natureza da Unesp 2024

O coordenador afirmou que os temas mais cobrados em Química foram físico-química, estrutura da matéria, química geral e química orgânica. Sobre física, o educador destacou a regularidade de cobrança de assuntos como cinemática, mecânica dos fluidos e gás, refração, comprimento de onda e campo magnético.

Pitoscio ainda comentou sobre a prova de Biologia, a qual ele também destacou a interdisciplinaridade, veja:

O destaque de Ciências da Natureza ficou com a prova de Biologia, que apresentou questões interdisciplinares, que exigiram muita atenção e dedicação do estudante

Prova de Matemática da Unesp 2024

O professor disse que foram apresentados textos e gráficos na prova de Matemática, o que exigiu muita capacidade de interpretação por parte dos inscritos. Apesar disso, os temas exigidos no exame seguiram o padrão das matérias presentes no ensino médio, com a aparição de questões sobre análise combinatória, por exemplo.

 Por fim, Pitoscio ressaltou a recorrência da cobrança de conhecimentos matemáticos em outras provas:

As questões abordaram assuntos tradicionais do Ensino Médio, mas o grande diferencial foram as questões que misturaram Matemática com outras disciplinas, como Inglês, Filosofia e Geografia

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade