PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

SiSU terá apenas uma edição a partir de 2024

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) passará a ter apenas uma edição por ano a partir de 2024, afirma Ministério da Educação (MEC). Clique e saiba mais!

11 dez 2023 - 14h23
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O SiSU terá uma edição por ano a partir de 2024, segundo o Ministério da Educação (MEC). O edital da próxima edição está previsto para ser publicado ainda esta semana, afirma MEC.

SiSU 2024
SiSU 2024
Foto: Shutterstock / Brasil Escola

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o processo seletivo que oferece vagas em faculdades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 2009, a iniciativa era realizada de forma tradicional duas vezes ao ano.

Outra novidade já anunciada se refere às vagas reservadas pela Lei de Cotas. Com a atualização da lei federal no mês de novembro, o SiSU adotará as mudanças ocorridas na legislação. 

O que mudará nas cotas do SiSU?

Veja as mudanças na reserva de vagas do SiSU com a revisão da Lei de Cotas:

  • Todos os candidatos concorrerão, em um primeiro momento, às vagas de ampla concorrência, independentemente se atenderem critérios das cotas.

  • A renda exigida para a cota socioeconômica passará a ser de no máximo um salário-mínimo, por pessoa.

  • Inclusão de quilombolas no sistema de cotas, seguindo a forma de distribuição que é feita com os demais grupos.

  • Além do MEC, ministérios como da Igualdade Racial, Direitos Humanos e Cidadania, Povos Indígenas e a Secretaria Geral da Presidência da República farão o monitoramento da política de cotas.

Como funciona o SiSU?

O SiSU é o processo seletivo do MEC que utiliza as notas do Enem como forma de entrada para instituições públicas de ensino. 

As inscrições para o SiSU são gratuitas e podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever é necessário entrar na plataforma com os dados de acesso da conta gov.br, o login único para acesso aos serviços digitais do governo federal. 

Os participantes podem utilizar o desempenho da última edição do Exame Nacional do Ensino Superior (Enem). Durante o prazo de inscrição do SiSU, é possível escolher até duas opções de curso.

Quem pode participar do SiSU?

Podem participar do SiSU os candidatos que:

  • Realizaram a edição mais recente do Enem;

  • Tiveram nota na redação acima de zero;

  • Não participaram do Enem na condição de treineiro.

Fique por dentro de tudo sobre o SiSU aqui!

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade