PUBLICIDADE

SiSU 2024: veja 5 dicas de como escolher o curso

Confira dicas de como escolher o curso no SiSU. Inscrições para o SiSU 2024 podem ser feitas até quinta-feira (25). Clique e saiba mais!

22 jan 2024 - 16h11
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários

As inscrições para o SiSU 2024 já estão abertas e seguem até a próxima quinta-feira (25). Os interessados devem acessar a página do programa do Ministério da Educação (MEC) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Estão disponíveis mais de 264 mil vagas em 127 instituições públicas da educação superior. Confira a lista completa das universidades participantes da seleção, por região, aqui!

Neste ano, haverá apenas um prazo de inscrição. Ou seja, o MEC não realizará uma segunda edição no segundo semestre. Os candidatos disputarão vagas para ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

No momento da inscrição é possível indicar até duas opções de curso. Os estudantes podem disputar somente na ampla concorrência, ou se enquadrarem como cotistas, poderão disputar também para as vagas reservadas.

5 dicas de como escolher o curso no SiSU 2024

Confira as dicas compartilhadas pelo professor Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total, sobre estratégias de como escolher o curso no SiSU:

1) Analise quais são seus objetivos

É o momento de avaliar os seus interesses, habilidades e paixões. Comece com um plano inicial e em seguida liste alternativas de carreiras que atinjam os seus gostos e atendam seu perfil.

Acesse o Guia de Profissões do Brasil Escola e confira como são os cursos, disciplinas, áreas de atuação e salários. 

2) Considere suas condições de vida 

Fatores como localização, deslocamento, moradia e demais tipos de investimentos e custos devem ser levados em conta no momento de se inscrever para um curso no SiSU. Jubilut reforça que é necessário encontrar o equilíbrio entre os seus objetivos e a viabilidade prática.

3) Pesquise o mercado de trabalho

Saiba como é o cenário do mercado de trabalho nas profissões de escolha. É interessante investigar as tendências de emprego, carreiras em alta, bem como ter conhecimento de como está a demanda de profissionais na área.

4) Compare a oferta de curso de cada universidade

Leia atentamente a descrição da graduação de oferta em cada instituição. Analise e compare a grade curricular, metodologias, especializações. Opte pela que atender melhor o seu perfil, interesses e objetivos de carreira.

5) Atente-se às notas de corte e pesos das notas

Monitore as notas de corte que são liberadas a partir do segundo dia de inscrições. Essa nota é a menor média necessária para conquistar a vaga. Nesse sentido, ela será um parâmetro para saber as chances de aprovação no SiSU.

Outro fator importante é verificar os pesos atribuídos nas cinco provas do Enem ao escolher determinado curso. Cada universidade pode atribuir pesos específicos em cada área de conhecimento do exame, o que pode mudar a sua nota de participação no SiSU.

Ministério da Educação (MEC) é responsável por receber as inscrições do SiSU.
Ministério da Educação (MEC) é responsável por receber as inscrições do SiSU.
Foto: Brasil Escola

Inscrição do SiSU 2024

A inscrição do SiSU 2024é realizada de forma gratuita e totalmente on-line. O cadastro é feito com os dados de acesso da conta gov.br, o login único do governo federal.

É possível indicar até duas opções de cursos, que podem ser oferecidos em universidades e cidades diferentes.

Quem pode participar do SiSU 2024?

Podem participar do SiSU 2024, candidatos que atenderem os requisitos abaixo:

  • Ter concluído o ensino médio;

  • Ter feito as provas do Enem 2023;

  • Não ter zerado a redação do exame;

  • Não ter participado da prova na condição de treineiro.

Notas de corte do SiSU 2024

As notas de corte do SiSU 2024 estarão disponíveis no sistema do programa a partir desta terça-feira (23). Os candidatos poderão acompanhar suas chances de aprovação, uma vez que a nota de corte é o menor desempenho necessário para ocupar uma vaga do curso que está sendo ofertado.

Datas do SiSU 2024

  • Inscrições: 22 a 25/01

  • Resultado: 30/01

  • Matrículas da 1ª chamada: 01 a 07/02

  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30/01 a 07/02

Vídeo sobre o SiSU 2024

Veja, abaixo, tudo o que o você precisa saber sobre o SiSU 2024:

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade