PUBLICIDADE

SiSU 2024: inscrição termina hoje (25)

O MEC finaliza hoje, 25 de janeiro, as inscrições para o SiSU 2024. O programa oferece mais de 264 mil vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

25 jan 2024 - 06h11
(atualizado às 16h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O MEC finaliza hoje, 25 de janeiro, as inscrições para o SiSU 2024. O programa oferece mais de 264 mil vagas em universidades públicas de todo o Brasil. 

fim da inscrições sisu 2024
fim da inscrições sisu 2024
Foto: Brasil Escola

Somente podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) os candidatos que fizeram o Enem 2023, uma vez que eles serão avaliados pelas notas do exame educacional. 

No momento de inscrição, os estudantes podem escolher até dois cursos de graduação, sendo um a primeira opção e o outro a segunda. Para isso, é necessário pesquisar as vagas por nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

Ainda durante a inscrição do SiSU 2024, é necessário informar a modalidade de concorrência. Uma das novidades do SiSU é que, inicialmente, todos os alunos poderão concorrer às vagas pela ampla concorrência. Mas, caso o estudante não consiga a vaga por essa modalidade, poderá tentar pelas cotas.

Outra mudanças nas cotas do SiSU é que, agora, a renda exigida para a cota socioeconômica é de, no máximo, um salário-mínimo, por pessoa. Também foram incluídos quilombolas no sistema de cotas, seguindo a forma de distribuição que é feita com os demais grupos.

Vagas SiSU 2024

O SiSU 2024 oferece 264.181 vagas em 127 opções de cursos de graduação ministrados em todo o Brasil. A região Nordeste é a que concentra a maioria das vagas.

O Rio de Janeiro é o estado que conta com as duas universidades federais que oferecem mais vagas. Em primeiro lugar, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mais de 9,2 mil vagas. Em segundo, vem a Universidade Federal Fluminense (UFF), com mais de 8,7 mil vagas.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cursos da área de saúde, como Medicina, são os mais procurados desta edição. Mas, Direito e Administração também se encontram entre os cinco mais concorridos.

Até a última divulgação do MEC, realizada na tarde de ontem (24), no total 1.060.386 estudantes se inscreveram no SiSU. Esse dado leva em consideração o número de inscrições, já que cada candidato pode optar por até dois cursos. Até o momento, são 2.008.580 inscrições no programa.

Notas de corte do SiSU 2024

Os candidatos devem ficar atentos às notas de corte do SiSU 2024, que foram atualizadas à meia noite. Essas são as últimas notas de corte que serão divulgadas nesta edição. 

Conforme o MEC, a nota de corte do SiSU é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição.

Resultado do SiSU 2024

O resultado do SiSU 2024 deve sair na próxima terça-feira, 30 de janeiro. Os estudantes convocados deverão fazer as matrículas entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Caso o aluno não seja selecionado na chamada regular, ele poderá manifestar interesse em participar da lista de espera do SiSU 2024. A participação poderá ser feita de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Para mais informações, acesse o Edital SiSU 2024.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade