PUBLICIDADE

Resultado do Enem 2023: tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas sobre a divulgação do resultado das provas do Enem 2023. Notas foram disponibilizadas nesta terça-feira (16). Clique e confira!

16 jan 2024 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários

O resultado do Enem 2023 saiu nesta terça-feira (16). A consulta pode ser feita na página do participante. Estão disponíveis os desempenhos obtidos nas cinco provas que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dúvidas sobre o resultado do Enem 2023
Dúvidas sobre o resultado do Enem 2023
Foto: Brasil Escola

A avaliação foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro. 2,8 milhões de candidatos participaram do primeiro dia de avaliação, enquanto no segundo foram 2,6 milhões de estudantes. Os candidatos podem usar as notas do Enem para acessar o ensino superior público ou privado. 

O Brasil Escola responde abaixo às principais dúvidas que surgem com a divulgação do resultado do Enem. 

Como acessar o resultado do Enem 2023?

O resultado do Enem 2023 pode ser consultado na página do participante. Esse é o mesmo site que os estudantes se inscreveram e acessaram o cartão de confirmação com os locais de prova.

O acesso é feito com o número de CPF e senha da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. 

Caso tenha esquecido sua senha do Enem, e veja o passo a passo de como recuperá-la.

Como as provas do Enem são corrigidas?

As questões das provas do Enem 2023 foram corrigidas com base na Teoria de Resposta ao Item.

A nota neste método não é definida pela quantidade de acertos, mas sim de quais questões o participante acertou. São levados em consideração os seguintes aspectos:

  • Grau de dificuldade de cada questão: fácil, médio ou difícil.

  • Controle de acerto casual (chute).

  • Capacidade de discriminação, distinguindo os candidatos que têm proficiência requisitada daqueles que não tem (se o participante é bom em Linguagens e/ou Matemática, por exemplo).

Como a redação do Enem 2023 é corrigida?

A redação do Enem 2023 é corrigida por dois corretores, de forma independente. Caso tenha uma discrepância das notas, um terceiro corretor fará a correção do texto.

São atribuídas notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências da redação do Enem:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Isso quer dizer que a nota da redação varia de 0 a 1.000 pontos. 

O que zera a redação do Enem?

Veja os motivos que podem zerar a redação do Enem:

  • fuga total ao tema;

  • não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

  • extensão de até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até 10 (dez) linhas escritas no sistema braille;

  • cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8

  • linhas de produção própria do participante;

  • desenhos e outras formas propositais de anulação em qualquer parte da Folha de Redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);

  • números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto, ou da Folha de Redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);

  • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

  • impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto;

  • assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

  • texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

  • Folha de Redação em branco, mesmo que haja texto escrito nas Folhas de Rascunho;

  • texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

O que é vista pedagógica da redação do Enem e quando ela sai?

A vista pedagógica é a correção detalhada da prova de redação do Enem. Os candidatos podem consultar a justificativa pela nota atribuída em cada uma das cinco competências da redação do exame. 

Esse detalhamento deve ser disponibilizado na página do participante até 90 dias após a divulgação do resultado do exame. 

Quando os treineiros podem ver as notas do Enem 2023?

As notas do Enem dos candidatos treineiros serão disponibilizadas em março, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Como e onde usar as notas do Enem 2023?

As notas do Enem 2023 podem ser utilizadas de diversas maneiras, seja por meio dos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) ou por vestibulares próprios das instituições. O MEC realiza as seguintes seleções por meio do Enem:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): o programa oferece vagas em universidades e instituições públicas para cursos de graduação.

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em cursos superiores de faculdades particulares.

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): concede financiamentos estudantis para o pagamento de mensalidades de cursos superiores. 

Todos os processos seletivos recebem as inscrições de forma gratuita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário ter a conta gov.br. 

Universidades tanto públicas quanto privadas realizam vestibulares próprios que aproveitam notas do Enem para ingresso em suas graduações. Há possibilidades de aproveitar notas de edições anteriores, não necessariamente da última aplicada. 

Instituições portuguesas que possuem convênio com o MEC oferecem oportunidades que utilizam o Enem como meio de seleção. Saiba como estudar em Portugal com as notas do exame aqui.

Projeto Pré-Enem 2023 Brasil Escola & Estácio

O projeto Pré-Enem 2023 foi realizado pelo Brasil Escola com oferecimento da Estácio. A iniciativa buscou oferecer aos estudantes diversos serviços gratuitos que contribuíram no processo de preparação para as provas do Enem.

Estácio é uma universidade que oferece mais de 440 cursos no Brasil em todos os estados brasileiros. Com 53 anos de história, a instituição disponibiliza formações nos níveis de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, além de outros formatos de ensino, como o semipresencial, que possui uma metodologia específica para o aprendizado híbrido, unindo conteúdos digitais à sala de aula tradicional.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade