PUBLICIDADE

Redação nota mil: como conseguir a nota?

Este ano, teve 300% a mais de notas mil na redação. Veja como estas alunas conquistaram pontuações acima de 900 na prova do Enem este ano.

17 jan 2024 - 10h12
(atualizado às 14h48)
Compartilhar
Exibir comentários

As redações nota mil tiveram um aumento considerável nesta edição do Enem. Em 2022, foram 18 casos de nota máxima, já em 2023, um crescimento de mais de 300% foi registrado, foram 60 redações nota mil.

Para compreender o crescimento dessa pontuação, conversamos com Letícia Vicente, aluna do colégio Diocesano de Santa Luzia, que utilizou o SAS Plataforma de Educação que tirou mil na redação; e com a Ana Luiza Brochado, aluna do Curso Anglo que conseguiu alcançar 980 pontos na prova. Veja o que descobrimos!

Ana Luiza Brochado. Divulgação/ Assessoria Curso Anglo
Ana Luiza Brochado. Divulgação/ Assessoria Curso Anglo
Foto: Brasil Escola

Redação nota mil: o tema ajudou a conseguir essa nota?

Em relação ao tema cobrado neste ano e o aumento significativo das notas mil na redação, Rubens Lacerda, diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, afirmou:

Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano.

Perguntamos às alunas se o tema ajudou a conseguirem a nota. Letícia disse que ajudou "mais ou menos", mas elogiou o tema e disse que há muito para se falar sobre o assunto. Dessa forma, ela pôde utilizar técnicas e abordagens trabalhadas nos textos anteriores.

Ana Luiza disse que o tema não ajudou, pois era muito extenso, diferente demais do ano anterior, e abria muitas possibilidades de fuga ao tema, que pode zerar sua redação.

Redação nota mil: dicas de preparação

Pedimos, também, para as estudantes fornecerem dicas para quem vai fazer a prova este ano. Letícia ressaltou a importância da tranquilidade e lembrou da necessidade de manter o esforço e a disciplina durante o ano. Veja o que ela falou:

 O que me deixou satisfeita durante o ano foi manter a saúde mental em dia e acreditar que uma hora iria dar certo. Sem contar na boa preparação com muito esforço e disciplina.

Ana Luiza destaca a importância de conhecer a estrutura da redação do Enem, de se praticar pelo uma vez na semana e se manter informado com as atualidades. Além disso, ela recomenda cronometrar suas redações, explorar ao máximo os seus conhecimentos sobre cada assunto trabalhado e identificar/aprimorar seus pontos fracos

Redação nota mil: como usar referências externas?

Quisemos saber como e quais referências elas utilizaram na construção do texto, Letícia nos disse:

Como repertórios, usei uma contextualização histórica sobre a origem do estereótipo de o trabalho da mulher ser voltado para esse cuidado. Chimamanda Adichie, com suas citações sobre como os estereótipos são prejudiciais, o livro "A casa das sete mulheres" de Letícia Wierzchowski, sobre as mulheres durante a Revolução Farroupilha e a fala de Ricardo Antunes sobre a precarização do trabalho.

Ana Luiza utilizou referências que vão de séries da Netflix até o Iluminismo Alemão, veja:

Sim, gosto muito de seriados e filmes, ao observar o tema não pude deixar de citar a série "Coisa Mais Linda" da Netflix. Além de citar a filósofa Simone de Beauvoir que expressa: "Não nasce mulher, torna-se" e o ideal do filósofo Immanuel Kant que explícita sobre o conhecimento de uma visão iluminista.

redacao-enem-nota-mil
redacao-enem-nota-mil
Foto: Canva / Brasil Escola

As duas afirmaram que os textos de apoio serviram como referência e base para compreensão do tema e determinar os caminhos da redação.

Redação nota mil: estrutura e preparação

Ana Luiza e Letícia compartilharam conosco a preparação que tiveram e comentaram sobre o acesso aos recursos que tiveram disponíveis. As duas deram destaques aos professores que as acompanharam nessa trajetória.

Letícia falou sobre como o educador Lucas Vinicius sempre a ajudou com uma boa didática e Ana contou sobre como a professora Daniela Toffoli mudou seu jeito de enxergar a redação.

Elas também ressaltaram a estrutura que tiveram acesso graças a seus cursos e a também destacaram a importância de realizar simulados e de se ter uma equipe disposta a tirar suas dúvidas.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade