PUBLICIDADE

Reaplicação e Enem PPL 2023: veja o tema da redação!

O tema da redação da reaplicação do Enem 2023 é "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil".

12 dez 2023 - 15h17
(atualizado em 15/12/2023 às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Otema da redação da reaplicação do Enem 2023 é "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil". 

Reaplicação e Enem PPL 2023
Reaplicação e Enem PPL 2023
Foto: Brasil Escola / Brasil Escola

O exame está sendo aplicado para os candidatos que solicitaram a reaplicação do Enem 2023 e pelas pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Ao todo, são mais de 93 mil participantes. 

O número de inscritos da versão PPL é o maior desde 2015. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu um total de 84.169 inscritos. 

A prova começou às 13h30 e segue até às 19h. Hoje (12), estão sendo respondidas questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da produção da redação. 

Entre as condições que permitem a reaplicação da prova estão doenças infectocontagiosas, problemas logísticos relacionados a desastres naturais, como também distâncias dos locais de prova superiores a 30 quilômetros da residência dos candidatos. 

Confira os temas de redação que já caíram no Enem aqui. 

Tema da redação da reaplicação e Enem PPL 2023

O tema da redação da reaplicação e Enem PPL 2023 aborda um problema social presente em todas as regiões brasileiras. A população em situação de rua representa um segmento significativo e é frequentemente marginalizada, afirma Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovação do SAS Educação. 

A realidade da problemática é composta pela interação de fatores socioeconômicos que incluem desemprego, desigualdade, falta de moradia acessível, questões de saúde mental e dependência química, lista Ademar. O desafio exige uma abordagem holística e com o exercício de empatia, segundo Celedônio. 

Vinicius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovação do SAS, destaca a importância de se ater aos termos "(re)inserção" e "socioeconômico". O candidato precisa trazer um repertório que comprove o conhecimento de que no Brasil, entre 2019 e 2022, o país registrou um crescimento dessa população em 38%. 

Provas do Enem PPL 2023

As provas do Enem PPL 2023 estão sendo em unidades prisionais e socioeducativas, das 13h30 às 19h (1º dia) e até às 18h30 (2º dia).

O formato da avaliação é o mesmo da versão regular, com 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e uma redação. 

Quem pôde pedir a reaplicação das provas do Enem 2023?

Puderam pedir a reaplicação das provas do Enem 2023 candidatos que se enquadrassem nas condições especificadas abaixo:

  • Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19

  • Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

  • Locais de prova definidos a mais de 30 quilômetros da residência dos candidatos: participantes que tiveram seus locais de prova constados no cartão nessa situação, têm direito a solicitar a reaplicação do exame. 

Os participantes tiveram de comprovar as situações com documentação específica conforme mencionado no item 15 deste edital. 

Como foi o Enem 2023?

A aplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos. 

No primeiro dia do exame, a abstenção (percentual de candidatos que não compareceram) foi de 28,1%, enquanto no segundo dia foi de 31,9%. 

O tema da redação deste ano abordou a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Confira análises de professores do primeiro dia aqui, e do segundo dia nesta página.

Confira alguns números do Enem 2023:

  • 1.750 municípios de aplicação;

  • 9.396 locais de prova;

  • mais de 132 mil salas de aplicação;

  • mais de 10 mil coordenadores envolvidos;

  • 4.293 candidatos eliminados;

  • 905 candidatos afetados por problemas logísticos, tais como: interrupções temporárias de energia, emergências médicas e abastecimento de água;

  • 71,9% de presentes e 28,1% de abstenção no 1º dia do Enem 2023;

  • 3.939.242 inscrições confirmadas, 13,1% a mais que 2022.

Fique por dentro de tudo sobre o Enem aqui!

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade