PUBLICIDADE

Aquecimento Global: oque é, causas, o que estudar sobre

Veja as causas, consequências e como o Aquecimento Global pode ser cobrado nos Vestibulares de 2024

27 fev 2024 - 11h40
Compartilhar
Exibir comentários

O Aquecimento Global é uma preocupação crescente dentro de diversos setores da sociedade. É possível sentir as consequências do agravamento deste problema a cada ano que passa.

Como consequência, ele se torna um tema com cada vez mais questões em provas de vestibulares, como a Fuvest e o Enem. Por isso, conversamos com Rafaela Locali, professora de geografia do Curso Anglo, para entender melhor o fenômeno do Aquecimento Global e como ele pode ser cobrado nas provas.

Professora Rafaela Locali
Professora Rafaela Locali
Foto: Brasil Escola

Confira o que descobrimos! 

O que é o Aquecimento Global?

Primeiro é necessário compreender o que é Aquecimento Global. Conforme a professora Rafaela nos disse, o Aquecimento Global é uma consequência do Efeito Estufa, que por sua vez é a capacidade natural do planeta de armazenar calor.

Esse é um processo, inicialmente, natural e essencial para a vida na Terra. Entretanto, ele vem sendo agravado por conta da emissão de gases como o CO2 (Dióxido de Carbono), metano e outros, que também são tóxicos. Estes gases são liberados, principalmente, pelos combustíveis fósseis e pela pecuária.

Com a intensificação desmedida do Efeito Estufa, acontece o Aquecimento Global. Em resumo, Aquecimento Global é o aumento anormal da temperatura do planeta causado por ações humanas.

Aquecimento global e o surgimento de doenças

Além das consequências visíveis e que podem ser sentidas na pele, o Aquecimento Global também traz perigos que não são perceptíveis em um primeiro momento. A professora nos conta que com o derretimento das geleiras e as temperaturas elevadas, organismos microscópicos danosos a saúde humana (patógenos) entram em circulação.

Rafaela cita como exemplo, as doenças transmitidas por mosquitos, pois estes animais estão ficando mais resistentes ao calor e aumentando sua população, como consequência, contaminam mais pessoas.

A professora cita outras consequências relacionadas à saúde:

Pesquisas comprovam que doenças respiratórias, cardiovasculares e renais também aumentam em número de casos quando a temperatura aumenta. Já Alagamentos, enchentes e faltas d'água podem aumentar a transmissão de doenças parasitárias, como leptospirose, esquistossomose e diarreias.

Causas do Aquecimento Global

Vários fatores têm intensificado o Aquecimento Global, dentre eles, a professora destaca o desmatamento, o aumento das construções civis de concreto e asfalto. Por conta dessas ações, a capacidade de absorver calor fica maior que a de refletir.

A educadora também cita as causas já comentadas, como a emissão de gases estufa, realizados pela pecuária e queima de combustíveis fósseis. Estes são os fenômenos, agravados pós-revolução industrial, que figuram entre as principais causas do efeito estufa.

Entenda mais um pouco sobre Aquecimento Global neste vídeo do Brasil Escola:

Como Aquecimento Global cai em provas de Vestibular?

A forma de cobrar este tema vai depender da banca organizadora do exame. Mas, o Aquecimento Global não deixa de ser um tema recorrente em diversos exames. 

Nesse sentido, a dica da professora é atentar-se ao estilo da banca. Ela diz que na Fuvest, por exemplo, são exigidos conhecimento mais técnicos sobre causas e consequências. Ao passo que na Unicamp, é comum o tema vir associado às questões socioeconômicas que comprovem ou expliquem sua existência. 

Por fim, a educadora conselha:

É fundamental que os estudantes tenham habilidades de relacionar não só as causas e consequências, como também as propostas de soluções, desde as esferas locais (dar preferência às bicicletas em vez de carros particulares, por exemplo), até as grandes discussões em Conferências sobre as Mudanças climáticas, como o que estabeleceram o Protocolo de Kyoto ou o Acordo de Paris de 2015.

Filmes e séries para entender o Aquecimento Global

Como o estudo não é feito apenas de leituras e teorias, pedimos a Rafaela, professora de geografia, nos passar uma lista de filmes e séries que ajudam a compreender melhor o Aquecimento Global. Confira:

  • Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade; 

  • Uma Verdade Inconveniente;

  • Nosso Planeta; 

  • Captando o Sol; 

  • O Amanhã é hoje; 

  • A última hora; 

  • Solo fértil; Mission blue; 

  • O degelo; 2067; 

  • A Era da estupidez; 

  • Em busca dos corais; 

  • Seremos história? 

  • O Dia depois de amanhã.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade