PUBLICIDADE

RS: alunos acampam na UFRGS para cobrar mudanças em eleições

25 nov 2011 - 08h57
(atualizado às 09h04)
Compartilhar

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acamparam no prédio da reitoria, em Porto Alegre (RS), para cobrar mudanças no modelo de eleição na instituição. Eles exigem votação direta e proporção paritária entre todos os segmentos da comunidade acadêmica na eleição do novo reitor, que acontecerá em 2012.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a manifestação na reitoria teve início por volta das 20h de quinta-feira e prosseguia de forma pacífica nesta sexta-feira. O DCE elaborou uma carta de reivindicações, com apoio da Associação dos Funcionários (Assufrgs) e da Associação dos Pós-Graduandos (APG), que deve ser entregue a partir das 9h, durante reunião do Conselho Universitário da UFRGS.

De acordo com o coordenador de Movimento Estudantil do DCE, Rodolfo Mohr, os manifestantes cobram que o peso do voto dos professores, dos técnicos e dos estudantes na eleição do reitor seja o mesmo. "Hoje o voto do professor tem peso 70%, dos técnicos 15% e dos alunos 15%. Queremos que seja 33% para cada segmento e que a eleição seja direta, sem precisar passar pelo conselho", afirma.

Mohr diz que os estudantes cobram a adoção de um modelo semelhante ao adotado em 2008 pela Universidade de Brasília (UnB) que, segundo ele, "agrega o conjunto da comunidade acadêmica". "Acreditamos no bom senso do Conselho Universitário em contruir a democracia na UFRGS". De acordo com o representante do DCE, pelo menos 100 pessoas acompanhavam a manifestação.

Até as 8h40, a reitoria da UFRGS não havia se pronunciado sobre as reivindicações dos alunos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade