PUBLICIDADE

Prefeitura de SP vai contratar mães para incentivar volta de alunos à escola

Medida procura combater a evasão escolar gerando trabalho para famílias de baixa renda que vão atuar na região em que moram

3 set 2021 - 13h31
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 30% dos estudantes da rede municipal não entregaram nenhuma ou somente partes das atividades escolares durante a pandemia em 2020. Para contornar o problema neste ano, a Prefeitura de São Paulo vai contratar 70 mães para visitar as casas de alunos que estão ausentes das aulas, mesmo no formato on-line, ou em risco de abandono.

A visita às casas é uma das ações de combate à evasão escolar da Prefeitura anunciadas em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 3, em São Paulo. Outra iniciativa é a plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), para identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola.

O poder municipal vai utilizar uma plataforma do Unicef com dados dos cadastros das secretarias de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social. "Precisamos de um investimento imediato para fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e trazer de volta quem se desligou da rotina escolar", afirma a chefe do escritório do Unicef em São Paulo, Adriana Alvarenga.

As crianças em risco de abandono receberão as visitas das mães, contratadas a partir do cadastro do Programa de Operação Trabalho (POT), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo para famílias de baixa renda.

Para facilitar o acesso das mães às residências, elas vão atuar no entorno de suas casas, na própria região em que moram, com um questionário preparado previamente pela Prefeitura. A remuneração será de R$ 1.150 mensais em um contrato de seis meses. Também serão contratados 39 estagiários, estudantes dos cursos de psicologia e políticas públicas.

Dados da Secretaria de Educação indicam cerca de 1 milhão de estudantes da rede municipal. Do total, cerca de 570 mil estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Questionado sobre a implantação do programa no segundo semestre do ano letivo, o secretário Fernando Padula afirmou que as medidas estão se somando. "A preocupação com a evasão não começou agora. Estamos trabalhando em rede, unindo os esforços das secretarias para combater a evasão, que sempre foi uma preocupação", afirmou.

Exploração sexual

O programa também possui uma parceria com o Instituto Liberta para combater a exploração sexual, um dos motivos da evasão escolar. A parceria prevê o treinamento dos profissionais da Educação e a distribuição de materiais de campanhas de conscientização na rede municipal de ensino.

De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das violências sexuais acontecem dentro de casa. De acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, 85% das violências são praticadas por pessoas muito próximas.

"A escola precisa estar preparada para ser um espaço de proteção onde crianças e adolescentes sintam confiança para pedir ajuda quando vítimas de violência sexual, em especial a violência intrafamiliar", explicou Luciana Temer, presidente do Instituto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade