PUBLICIDADE

O que são flashcards e como usar nos estudos

Técnica de revisão testa o conhecimento do estudante e ajuda a memorizar qualquer conteúdo

16 jun 2024 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

Os métodos de estudo são quase infinitos. Existem técnicas para aprender melhor, para fazer anotações eficientes e até para tornar a rotina mais produtiva. Os flashcards são um exemplo disso! Trata-se de uma ferramenta muito usada durante revisões para a memorização do conteúdo, permitindo que o aluno teste seus conhecimentos depois de uma sessão de estudos ou até mesmo antes da prova. Abaixo, confira o que são flashcards e como usar essa técnica.

Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

+ 4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto

O que são flashcards

Os flashcards são fichas, que podem pautadas ou não, usadas principalmente para testar a memória na hora de revisar um conteúdo. Sejam feita à mão ou com o uso de um aplicativo, de um lado da ficha fica a pergunta referente ao tema que está sendo estudado e, do outro, a resposta para a questão.

Este método faz parte do estudo ativo, que como o próprio nome diz exige que o estudante se mobilize. Consiste em resolver questões, fazer anotações, escrever um resumo, desenhar um mapa mental e explicar o conteúdo para alguém ou até a si mesmo.

Usado até mesmo durante a alfabetização de crianças, os flashcards podem ser aplicados no aprendizado de idiomas, para decorar fórmulas matemáticas, fixar conceitos complexos, entre muitas outras tarefas.

É possível comprar fichas prontas, nas quais o estudante vai apenas adicionar o conteúdo, ou cortar cada uma manualmente utilizando uma folha A4, tesoura e a criatividade.

+ Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas

Como usar flashcards nos estudos

É possível aplicar esse método estudando sozinho ou em grupo. Se estiver estudando em dupla, uma pessoa pergunta para a outra. Caso contrário, é só fazer a pergunta para si mesmo, responder, e depois virar o cartão para checar a resposta.

É possível até criar um sistema de pontuação no qual cada resposta correta soma pontos e, no final, o estudante recebe uma recompensa. Isso estimula o disparo do dopamina, um dos hormônios da felicidade e da recompensa que ajudam a aprender melhor.

Abaixo, confira o uso de um flashcard na prática:

Flashcard, lado 1. Aqui fica a pergunta a ser respondida durante o estudo.
Flashcard, lado 1. Aqui fica a pergunta a ser respondida durante o estudo.
Foto: Guia do Estudante/Canva/Reprodução / Guia do Estudante
Flashcard, lado 2. Aqui fica a resposta à pergunta.
Flashcard, lado 2. Aqui fica a resposta à pergunta.
Foto: Guia do Estudante/Canva/Reprodução / Guia do Estudante

Agora é possível revisar aquela disciplina complexa de um jeito simples e divertido!

+ O método de anotação para quem quer aprender de verdade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade