PUBLICIDADE

O que é antropologia?

Conheça esta ferramenta da Sociologia que ajuda a estudar diferentes culturas - mas que surgiu em um contexto de colonialismo e etnocentrismo

26 mar 2024 - 19h03
Compartilhar
Exibir comentários

A antropologia vai além de uma cadeira no curso de Ciências Sociais. Esta é a ciência responsável por estudar as civilizações humanas, desde suas formações, até seu desenvolvimento, sendo uma ferramenta para auxiliar no aprendizado sobre culturas distantes. Só recentemente começou a ganhar graduações próprias, como na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro,

Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

A antropologia já foi usada no passado para separar grupos étnicos, assim como para descrever povos recém-conhecidos como feito por Pero Vaz de Caminha, missionário que chegou ao Brasil junto com os portugueses. Saiba o que é antropologia, área de estudo ampla que permite conhecer civilizações diferentes.

+ Como é o curso de Antropologia?

Como surgiu a antropologia

A palavra "antropologia" é de origem grega, formada pelos termos anthropos que quer dizer homem e ser humano, e logos, que significa conhecimento. Não existe uma data exata para o início do uso desta ferramenta, porém, sociologicamente, ela começa a ser usada de forma mais enfática no século 19 na Europa ocidental.

Com o avanço do neocolonialismo, a antropologia era tida como uma ferramenta para conhecer novas culturas. Isto aconteceu principalmente porque os países europeus precisavam expandir sua economia e passaram a buscar recursos naturais em continentes como a África, Ásia e Oceania.

+ Como "Avatar: o último mestre do ar" ajuda a entender o colonialismo

A antropologia utiliza de outras áreas do conhecimento para realizar suas análises, como a linguística, a arqueologia e a história. Seus estudos abordam costumes, crenças, hábitos, universos psíquicos, mitos, rituais, processos históricos, linguagem, entre outros.

Charles Darwin, etnografia e antropologia

O foco de estudo da antropologia é um povo, sua cultura e diversidade. Investiga como o ser humano viveu, se formou e se desenvolveu culturalmente ao longo dos séculos, em diferentes localizações do globo. Também é uma ferramenta da sociologia utilizada para compreender diferenças étnicas.

Quando surgiu, no entanto, a antropologia foi utilizada para se criar a noção etnocêntrica de raça, que diz que algumas "raças humanas" são superiores a outras. A mesma narrativa foi utilizada para definir tradições inferiores e superiores.

Estas noções têm relação com a teoria da evolução de Charles Darwin, que afirma que todos os seres vivos sofreram mudanças ao longo do tempo. Darwin foi o responsável por analisar a diferença entre etnias utilizando a seleção natural. Ele analisou o desenvolvimento da vida social, o senso de moral e o sentimento religioso.

+ Quem descobriu o Brasil?

Já muito antes dos estudos de Darwin, no entanto, a etnografia se dava através de cartas, diários e relatórios de viagem, como os realizados por Pero Vaz de Caminha e a "Carta do Descobrimento do Brasil". Estes relatórios podem conter informações sobre a fauna e flora do local explorado, assim como a cultura dos povos que ali habitam. O estudo era realizado para que houvesse intervenção logo depois com a catequização dos povos indígenas, por exemplo.

Outros tipos de antropologia

Antropologia biológica e física: estuda a formação do ser humano em seus aspectos físicos, em apoio com a biologia. Neste tipo de antropologia, o estudioso busca saber quais fatores geográficos e biológicos levaram aquela tribo a desenvolver as suas características próprias.

Antropologia cultural: busca entender como se forma um povo através de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinário, entre outros.

Antropologia linguística: estuda outras culturas através da linguagem.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade