PUBLICIDADE

Natal ao redor do mundo: como é comemorado?

Conversamos com pessoas de variados países para saber como é o Natal ao redor do mundo. Veja o que descobrimos

22 dez 2023 - 11h50
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

As festas natalinas estão chegando no mundo todo, esta data possui várias interpretações, significados e jeitos de comemorar. É natural que surja em sua mente uma dúvida: Como o Natal é celebrado ao redor do mundo?

Bom, para te responder essa pergunta, conversamos com pessoas no Canadá, da Colômbia e da Nigéria. Veja o que descobrimos.

Como o Natal é comemorado na Nigéria?

Primeiro, fomos entender como funciona o Natal dos nossos irmãos nigerianos. Para isso, conversamos com Victor I. Okoh, estudante de Neurofarmacologia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Victor é nascido na Nigéria e veio fazer pós-graduação aqui no Brasil.

Estrela de Natal em Abeokuta, Estado de Ogun -Shutterstock
Estrela de Natal em Abeokuta, Estado de Ogun -Shutterstock
Foto: Brasil Escola

Quisemos saber como o Natal é comemorado na Nigéria e se havia diferenças da maneira brasileira. Victor disse que as comemorações são parecidas nos dois países. Isso por conta de ser uma tradição cristã e na Nigéria também haver uma grande população cristã.

Victor nos disse também que as pessoas que comemoram o Natal, mas moram em uma região onde não se comemora, podem viajar para encontrar com parentes em outros locais do país e aproveitar para fazer planos para o ano seguinte.

Ele também comenta sobre as decorações que se espalham pelas cidades e os preços que sobem muito, principalmente os de transporte. Também disse que as crianças são levadas para parques, a fim de se divertirem e muitas receitas de frango e de outras aves são preparadas. 

Prato Egusi - Shutterstock
Prato Egusi - Shutterstock
Foto: Brasil Escola

Receitas da ceia na Nigéria

Victor Okoh nos conta que as principais receitas são:

Arroz (pode ser jollof), molho de tomate (guisado), carne (frango, vaca, entre outros), e/ou peixe (corvina, bagre, tilápia, entre outros). Algumas casas também fazem o tradicional Eba (farinha de mandioca), inhame batido, trigo e sopas como Egusi (melão), Ogbònò (sopa feita com semente secas de Ogbònò, planta do sul da Nigéria), Ewedu (prato típico do Yorubas feito com folhas de juta) e sopas de legumes. As crianças adoram muito bebidas com gás durante este período. Mas tudo depende da tradição familiar

(traduzido do inglês)

Andrés Meza-Escalón
Andrés Meza-Escalón
Foto: Brasil Escola

Decorações e tradições de Natal na Nigéria

Em relação às tradições e decorações natalinas, a Nigéria também é bem parecida com o Brasil. São distribuídas luzes nas cidades, as pessoas vestem as suas melhores roupas, são decoradas árvores-de-natal e há Papais Noéis por toda parte, lá, eles são chamados de "Father Christmas".  

Victor diz que como o Natal é uma tradição importada dos britânicos, a cultura europeia se manifesta nesta época do ano. Assim como no Brasil, as festas duram a noite inteira, as casas e as ruas são decoradas e as pessoas distribuem presentes umas as outras, principalmente itens culinários.

Como o Natal é comemorado na Colômbia?

Para compreender mais do Natal dos nossos vizinhos colombianos, conversamos com Andrés Meza-Escalón, engenheiro de sistemas colombiano e morador da região do Valle del Cauca. Ele disse que as tradições natalinas começam no dia 1º de setembro, quando as emissoras de rádio começam a transmitir mensagens e tocar músicas de natal.

Manjar Balnco - Shutterstock
Manjar Balnco - Shutterstock
Foto: Brasil Escola

Ele comenta, inclusive, de um jingle que se chama: "Desde Septiembre se siente que viene diciembre" que significa 'Desde setembro se sente que vem aí dezembro". Os supermercados começam, em meados de outubro, a vender decorações de Natal, incluindo árvores de Natal, Papais Noéis, anjos, reis magos, entre outras.

Quando dezembro chega, as pessoas decoram suas casas e as ruas, põem alto-falantes com músicas natalinas e nove dias antes do Natal, as famílias reúnem-se para rezar a novena de Aguinaldos, que consiste numa série de orações específicas para cada dia, onde se cantam canções de Natal e se distribuem comidas natalinas.

Receitas de Natal na Colômbia

Questionamos sobre as receitas mais consumidas no Natal colombiano e Andrés disse:

Nas novenas de aguinaldos, partilham-se todos os tipos de alimentos típicos de cada região, mas os mais comuns são o leite-creme (uma sobremesa doce feita de milho e leite), os buñuelos (esferas fritas de massa de farinha com queijo), as hojaldras (outro alimento frito), a arequipe (na Argentina chamam-lhe doce de leite) e o manjarblanco (semelhante ao doce de leite, originário do Valle del Cauca) com brevas (figos). 

(traduzido do espanhol)

Desenho comemorativo da Novena de Aguinaldos - Shutterstock
Desenho comemorativo da Novena de Aguinaldos - Shutterstock
Foto: Brasil Escola

Na véspera de Natal, o prato típico é a salada de batata, carnes frias como peru, porco, presunto e licor, especialmente um destilado de anis chamado aguardiente. Isso se soma ao que normalmente se come durante as novenas de Aguinaldo, já que a última sessão das novenas é rezada na véspera de Natal.

(traduzido do espanhol)

Símbolos e tradições natalinas na Colômbia

Andres destaca que músicas dos anos 50 e 60 ressurgem nesta época do ano. Também são feitos presépios em escala, tradição trazida pelos monges franciscanos, segundo Andrés.

Uma tradição típica da Colômbia é a novena de Aguinaldos, que começa nove dias antes do Natal e também é feita no Equador e em algumas cidades da Venezuela.

Lombo canadense - Shutterstock
Lombo canadense - Shutterstock
Foto: Brasil Escola

Andrés detalha como é o processo de montagem do presépio na Colômbia: 

Montamos o presépio e a árvore de Natal. Como o "menino Deus" só deve nascer à meia-noite do dia 24 de janeiro, só então é colocado na manjedoura. Os reis magos também se deslocam todos os dias para se aproximarem do estábulo e chegam finalmente no dia 6 de janeiro. 

Compram brinquedos e outros presentes para as crianças, mas agora também os adultos trocam presentes entre si. Também nos escritórios, os colegas de trabalho rezam muitas vezes a novena uns dias mais cedo do que em casa e jogamos amigo secreto

(traduzido do espanhol)

Uma diferença entre o amigo secreto brasileiro e o colombiano, é que lá, eles dão vários pequenos presentes ao longo dos dias antes do presente final, entregue no dia da festa.

Como é o Natal no Canadá?

A fim de saber mais sobre o natal dos canadenses conversamos com Carol Carrijo, brasileira que mora na região de Montreal e com Larissa Barbosa, moradora de Woodstock, Ontario.  Veja o que elas nos disseram.

natal-redor-do-mundo
natal-redor-do-mundo
Foto: Brasil Escola

Tradições e decorações de Natal no Canadá

Carol começou destacando as decorações de Montreal, chamadas de "marche de Noel", ela explica que são mercados de rua com lojinha diversas, algumas com temas natalinos como decorações para casa, ou artigos variados como artistas locais, bebidas, chocolate quente e marshmelllows para esquentar nas lareiras elétricas que eles instalam nos eventos. 

Ela também ressalta que lá, as árvores-de-natal são os pinheiros de verdade e que há exemplos de todos os tamanhos. Larissa diz que as principais decorações são as mesmas que as usadas no Brasil, justamente por serem incorporadas da cultura norte-americana.

 

Sobre as tradições, Larissa diz que consistem em reuniões familiares, troca de presentes, Papais Noéis. Ela também destaca que percebe um afastamento da ideia original do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo.

Uma tradição tipicamente norte-americana é a "Elf on the shelf", traduzido como "Elfo na prateleira". As famílias põem bonecos de elfo nas prateleiras dos quartos das crianças e todo dia "o elfo" faz alguma travessura na casa e a criança deve descobrir o que "o elfo" fez. As mães, além de fazer as travessuras do elfo, criam cenários e histórias para deixar a brincadeira mais divertida. 

Receitas de Natal no Canadá

A Larissa nos conta sobre as receitas de Natal canadenses:

O tradicional peru, purê de batata, às vezes tem alguns legumes e tem um creme de cranberry e o Stuffing. O Stuffing é tipo uma farofa com farinha de pão, é bem gostosa, é com isso que eles recheiam o peru.

Mas, é tudo muito sem tempero, por exemplo, o peru é na manteiga, ponto. Essencialmente, é isso, cranberry, purê de batata, peru e legumes. Às vezes, eles fazem aquele presunto, que a gente chama de lombinho canadense. É um presunto que eles colocam cravo e um melaço por cima, também faz parte da ceia, é bem gostoso

 

Por Tiago Vechi

Jornalista

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade