PUBLICIDADE

Médico argentino participa do Mais Médicos por namorada gaúcha

23 ago 2013 - 16h51
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois dos quatro médicos estrangeiros e formados fora do País, cuja chegada estava prevista para esta sexta-feira, desembarcaram em Porto Alegre. Um argentino e uma brasileira se apresentaram, já outro médico brasileiro veio para o Brasil por meios próprios, e uma quarta profissional, argentina, não embarcou no voo que trouxe os médicos para a capital gaúcha. 

Durante o final de semana, cerca de 40 profissionais devem chegar ao Brasil na primeira leva de médicos estrangeiros inscritos no programa Mais Médicos. A médica brasileira formada na argentina Leticia Giovana Vancin passará por treinamento de três semanas e depois será encaminhada para a cidade de Uruguaiana. Já o médico argentino Leandro Anibal Cesano atenderá na cidade de Parobé. 

Cesano afirmou que fala e compreende bem o português, “eu escolhi a cidade porque minha namorada é gaúcha, vou ficar com os pais dela, e esse é um projeto de vida que nós temos para que possamos nos unir”, afirmou. Ele se formou na Universidade Nacional de Rosário, há cinco anos, e que tem experiência em atendimento de emergência. “Já trabalhei em atendimento de emergência, realizando atendimento em ambulância”, disse. 

Infográfico: Revalidação do diploma médico

Conheça a história de médicos brasileiros que se graduaram fora do País e por que é necessário revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil

 

Os dois médicos que chegaram em Porto Alegre na tarde de hoje foram recebidos pelo diretor do programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Felipe Proenço. Ele disse que os profissionais passarão por um curso de três semanas de acolhimento e avaliação. 

“A gente tem chegando até o domingo 28 médicos por meio aéreo, mas temos 40 profissionais que vão atuar aqui no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Proenço disse, nesta sexta-feira em Porto Alegre, durante a chegada dos primeiros médicos estrangeiros e formados no exterior ao Rio Grande do Sul, que os profissionais cubanos chegam até a segunda-feira. Além disso, ele informou que no caso dos cubanos, cerca de 40% da bolsa de R$ 10 mil deve ficar com os profissionais. 

“O pagamento segue a mesma lógica da ajuda de custo, da bolsa mensal, e isso é feito pela cooperação da Organização Panamericana de Saúde (Opas) com o Ministério da Saúde de Cuba, que tem feito isso em mais de 50 países. O recurso é repassado para a Opas, que repassa para o Ministério da Saúde de Cuba, que repassa parte para a família do médico participante, e para o médico... em torno de 40% do recurso fica com o profissional”, disse.

Ao todo, 40 profissionais estrangeiros da Argentina, Uruguai, Espanha, Portugal , França e Irlanda, que se inscreveram no programa Mais Médicos devem trabalhar no Rio Grande do Sul, e todos, inclusive os cubanos, devem estar em solo gaúcho até a segunda-feira. 

Eles passarão por um curso de 120 horas, durante três semanas, que os preparará para desempenhar suas atividades, incluindo aulas de português e avaliação técnica.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-mais-medicos/medico.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/iframe-mais-medicos/medico.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade