PUBLICIDADE

Já ouviu falar em cursos de pré-graduação? Entenda o que são e pra que servem

Proposta é uma opção para os estudantes que ainda não se decidiram sobre qual carreira seguir

5 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Cursos de Pré-graduação oferecem aos estudantes do ensino médio uma amostra da graduação de escolha, com cursos e orientações de professores, por um período que pode variar de acordo com a instituição.
Como são os cursos de pré-graduação
Como são os cursos de pré-graduação
Foto: Reprodução/Getty Images

É possível dar uma 'espiadinha' no futuro? Essa é a proposta dos cursos de pré-graduação, que, como o nome indica, permite que o estudante conheça um pouco sua área de escolha, incluindo orientações de professores do meio.

Especialistas acreditam que esse formato é a aposta mais segura para aqueles que ainda estão indecisos sobre sua carreira. Inspirados nos cursos de verão que acontecem nas universidades americanas e europeias, os estudantes do ensino médio são o principal público dessa modalidade, segundo a psicóloga e psicanalista, Rita Petrarca.

No entanto, qualquer pessoa pode se beneficiar desse curso.

"Ele mostra para o aluno possibilidades e as vivências práticas daquela profissão. [...] Acho que o aluno que faz a pré-graduação tem uma ferramenta para construir o seu projeto de vida e sair na frente nesse sentido", comenta a psicóloga. 

Adriano Moraes, idealizador da Cere Educacional, instituição que oferece cursos de pré-graduação, a formação preenche a lacuna que surge após a conclusão do ensino médio. 

"Não há preocupação de preparar essa pessoa para a realidade em que ela vai viver. Isso é ruim, pois quando se põe o pé na universidade achando que é uma coisa, chega lá e descobre que é outra, faz com que o estudante estagne, desista ou siga insatisfeito com a escolha que fez", destaca Adriano. "O professor vai receber um aluno que já chega com competências e habilidades necessárias para aquele curso".

O especialista acrescenta que pessoas em busca da segunda graduação também podem se inscrever nessa modalidade de curso. O único critério, ele destaca, é ter habilidade de escrita e leitura. 

"Por exemplo, um adolescente que está em uma escola regular, no sétimo ou oitavo ano, pode fazer o curso para se ambientar com esse futuro que um dia ele irá viver. Ou alguém na faixa dos 50+, que não teve a oportunidade de fazer uma graduação na época, pode fazer para ter o gostinho do que ele encontraria", exemplifica.

Quais cursos podem ser feitos

Os cursos e a quantidade de vezes que podem ser feitos variam de acordo com a instituição. No geral, são oferecidos cursos de pré-graduação para as principais áreas, como Saúde e Direito. Rita, Petrarca, que é professora do curso de Psicologia da PUC-RS e fez parte da equipe do 'PRÉ-GRAD' entre 2014 e 2020, explica que a cada ano uma equipe da universidade pensa quais cursos serão oferecidos.

"Eles [os estudantes] têm atividades na biblioteca, no centro de esportes, relacionadas à meditação, construção de carreira. Eles têm a sua própria trilha, mas em intervalos e momentos específicos", comenta a psicóloga. "Eles fazem uma imersão na universidade conhecendo laboratórios, espaços de aprendizagem, salas de aulas, alunos e professores de mestrados e doutorados".

Segundo Adriano, interessados em cursar Biotecnologia e Relações Internacionais também costumam procurar os cursos de pré-graduação. Na instituição que Adriano representa, aliás, os cursos têm duração de 4 meses. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade