Vc Sabia? Veja as respostas para 10 dúvidas muito curiosas

Como são calculadas as calorias dos alimentos?

Saber qual alimento tem mais ou menos calorias e manter a dieta na linha não é nada complicado. Basta olhar as informações nutricionais nos rótulos dos produtos para identificar o número de calorias presente em cada porção do seu biscoito ou suco favorito, por exemplo.

Toda essa facilidade para o consumidor é garantida por testes de laboratório ou por sistemas de cálculo que permitem estimar o número de calorias de um alimento, segundo Jussara Carnevale, professora do departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

No caso do teste, os alimentos são submetidos a um equipamento chamado bomba calorimétrica. O aparelho queima uma pequena porção do produto e mede a energia liberada em forma de calor. Quanto mais energia, mais calorias tem o alimento.

Outra forma é feita pela análise da composição química do produto, quando se tenta ver a quantidade de substâncias geradoras de energia: proteínas, lipídeos, carboidratos e álcool. "A partir do conhecimento da proporção em gramas destes componentes, é feita uma estimativa que levam em consideração o calor de combustão (queima) e a digestibilidade (de cada um deles)", afirma a professora.

Jussara explica que os alimentos com mais calorias fornecem mais energia a quem os ingere e, por isso, tendem a contribuir para o aumento de peso. Isso porque as pessoas engordam ou emagrecem conforme o balanço entre o consumo e o gasto energético. Se o consumo de calorias é maior do que o gasto (por meio de exercícios, por exemplo) há aumento no peso.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Terra