Vc Sabia? Veja as respostas para 10 dúvidas muito curiosas

Como surgiu a tatuagem?

A tatuagem existe há mais de 3,5 mil anos e representa a personalidade das pessoas. Na época, ela servia para indicar quais indivíduos faziam parte da mesma comunidade. Os povos primitivos tinham tatuagens para representar os fatos mais importantes de suas vidas, como, por exemplo, o nascimento, a puberdade, o desenvolvimento e a morte.

Nossos antepassados se tatuavam também para mostrar a identidade social, como guerreiros, sacerdotes e reis. A tatuagem para eles também servia para identificar prisioneiros, exigir proteção e celebrar a vida.

Os cristãos se reconheciam através das tatuagens que tinham no corpo, como desenhos de cruzes, peixes, letras gregas e pelas letras IHS. Isso era comum nos primeiros séculos da Era Cristã.

Já no começo da Idade Moderna, a tatuagem começou a ser vista como sinal de marginalidade, porém voltou a ser “mais aceita” quando começou a marcar os corpos de artistas, músicos e pessoas famosas.

Quando a tatuagem deixou de ser um símbolo de marginalidade, ela voltou a ser símbolo de expressão de arte no corpo, sem necessariamente voltar a marcar identidades sociais. Antigamente as tatuagens eram feias, com desenhos toscos. Hoje não há limites para essa arte.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Terra