PUBLICIDADE

Entenda como fazer o aditamento do Fies

Veja passo a passo como fazer o aditamento do seu contrato do Fies para não perder o seu benefício. Tire suas dúvidas sobre o aditamento!

28 fev 2023 - 17h33
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes devem acessar portal para fazer o aditamento do Fies
Estudantes devem acessar portal para fazer o aditamento do Fies
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

O aditamento do Fies é a renovação do contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil, e deve ser feito pelos estudantes beneficiários do programa a cada seis meses. O objetivo é garantir a continuidade do financiamento até a conclusão do curso na universidade.

Para fazer o aditamento do Fies, o estudante precisa verificar se alguma informação de cadastro precisa ser alterada. Assim, será feito o aditamento simplificado ou o aditamento não-simplificado.

Parte do processo é realizada pela internet, no site do SisFies, e a outra parte precisa ser feita pela universidade. Por isso, tire todas as suas dúvidas sobre o aditamento do Fies a seguir.

O que é o aditamento do Fies?

O aditamento é a renovação do contrato do Fies de cada aluno. Ele deve ser feito a cada seis meses, até a conclusão do curso, e não é feito de forma automática. Por isso, é preciso que o estudante fique atento aos prazos.

Existem duas modalidades para o aditamento, o simplificado e o não-simplificado. A opção simplificada acontece quando o contrato de financiamento não é alterado de um semestre para outro. Ou seja, nenhum dado importante de cadastro ou contrato é feito. Mas quando alguma informação precisa ser alterada, é preciso ser feito o aditamento não-simplificado.

Quem deve fazer o aditamento do Fies?

Todos os estudantes beneficiários do Fies precisam fazer o aditamento até o fim do curso, a cada seis meses.

Como fazer o aditamento do Fies?

O estudante deve acessar o SisFies e preencher os dados necessários. Depois, é preciso confirmar as informações e se algum dado estiver incorreto, é preciso entrar em contato com a CPSA da universidade para pedir a correção.

Aditamento simplificado

Para o aditamento simplificado do Fies, o estudante precisa ir até a CPSA da universidade para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão e o processo estará finalizado.

Aditamento não-simplificado

Já para o aditamento não-simplificado do Fies, é preciso comparecer à CPSA da universidade para retirar o DRM assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Em seguida, é preciso ir até o banco ou instituição financeira com os documentos necessários, acompanhado do fiador, caso haja um.

Aditamento extemporâneo

Caso o estudante perca o prazo para realizar o aditamento do Fies, as instituições bancárias oferecem a possibilidade de realização do aditamento extemporâneo. Todo ano, as datas para este tipo de aditamento do Fies são divulgadas, e o beneficiário pode regularizar a situação.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade