PUBLICIDADE

Medicina no ProUni 2024: confira vagas e universidades

Em todo o Brasil, 144 cidades oferecem o curso de Medicina no ProUni 2024. Veja quais faculdades oferecem vagas na carreira.

30 jan 2024 - 14h58
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Em todo o Brasil, 144 cidades oferecem o curso de Medicina no ProUni 2024. Tradicionalmente, é a carreira mais procurada do Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares em todo o Brasil.

Foto: Brasil Escola

As inscrições para o ProUni 2024 começaram ontem, 29 de janeiro, e seguem abertas até a próxima quinta-feira, 1º de fevereiro.

No total, 21 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) oferecem a carreira de Medicina. São Paulo é o estado com mais cidades (26) e, por consequência, com mais universidades com bolsas de estudo para o curso. Minas Gerais é o segundo, com 22 cidades disponibilizando Medicina.

Por outro lado, em Alagoas e Sergipe, somente as capitais (Maceio e Aracaju) ofertam bolsa de estudo para Medicina no ProUni. Já no Rio grande do Norte, por exemplo, não ha vagas na capital Natal, mas sim em Mossoró.

Medicina no ProUni em São Paulo

No total, 26 cidades do estado de São Paulo oferecem o curso de Medicina no ProUni. Na capital, há apenas quatro faculdades de Medicina com vagas. Veja abaixo:

  • Universidade Santo Amaro: 40 bolsas de estudo integrais 

  • Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID): 18 bolsas de estudo integrais 

  • Faculdade Santa Marcelina: 15 bolsas de estudo integrais 

  • Universidade Nove de Julho (Uninove): 11 bolsas de estudo integrais 

Notas de corte de Medicina no ProUni 

Conforme o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, na edição passada do ProUni, a nota de corte mais alta para medicina foi 795,92 para bolsa integral no Centro Universitário do Espírito Santo. 

A nota de corte do ProUni é a menor nota que o candidato precisa ter no Enem para ter mais chance de ser selecionado para a vaga. Mas, como no ProUni são levados em consideração outros dados, como renda e escolaridade, a nota de corte do ProUni é, de acordo com o MEC, apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Bolsas de estudo no ProUni 2024

Vale lembrar que as bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) conforme a renda do candidato. Outro ponto a considerar é se o estudante vai concorrer a uma vaga por meio de cotas: Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência (PcD).

=>Bolsas integrais ProUni 2024: estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo

=>Bolsas parciais ProUni 2024: estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos

ProUni 2024

O ProUni 2024 oferece 403.711 bolsas de estudo, sendo 306.908 bolsas integrais e 96.803 bolsas parciais.

De acordo com o MEC, o Sudeste é a região do Brasil que conta com mais vagas nesta edição do ProUni. Os estudantes poderão concorrer a 172.715 bolsas.

Para mais detalhes sobre o ProUni, acesse o Edital.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade