Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inscrições do Prouni do 1º semestre começam nesta segunda-feira; veja como participar

O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro; edição tem a maior oferta de bolsas da história do programa

26 jan 2026 - 09h42
Compartilhar
Exibir comentários

As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram nesta segunda-feira, 26. Os candidatos podem se inscrever até às 23h59 de quinta-feira, 29, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para concorrer às vagas do Prouni, é necessário ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, não ter zerado a redação e ter concluído o ensino médio. Além disso, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não se aplica o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Candidatos podem se inscrever no Prouni até quinta-feira, 29.
Candidatos podem se inscrever no Prouni até quinta-feira, 29.
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Para se inscrever, o candidato deve fazer login no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com a conta do gov.br. Em seguida, é necessário responder a um questionário e informar ao sistema os dados do grupo familiar e a renda de cada integrante.

O estudante deve então escolher, em ordem de preferência, até dois cursos entre as opções disponíveis no sistema do Prouni e indicar se deseja concorrer na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Até o encerramento das inscrições, é possível alterar as opções — valerá a última escolha registrada no sistema.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro. Quem não for convocado, deverá aguardar a segunda chamada, prevista para 2 de março. A manifestação de interesse na lista de espera poderá ser feita entre 25 e 26 de março, e o resultado será divulgado em 31 de março.

Criado em 2004, o Prouni ocorre duas vezes ao ano e oferece bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a edição do Prouni do primeiro semestre de 2026 tem a maior oferta de bolsas da história do programa, com 594.519 bolsas. Desse total, 274.819 são integrais e 319.700 são parciais.

Candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (o que corresponde a R$ 2.431,5 em 2026) podem concorrer às bolsas integrais. Já aqueles com renda mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.863) têm direito à bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade.

Administração, com 63.978 bolsas, Ciências Contábeis, com 41.864, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 29.367, são os cursos com maior número de bolsas ofertadas. A maior parte das vagas é destinada a cursos na modalidade a distância.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade