Enem 2025: gabarito oficial é divulgado; veja as 3 questões anuladas
Divulgação foi antecipada pelo Inep após polêmica envolvendo questões 'similares' que foram veiculadas nas redes sociais antes do exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 19, os gabaritos e cadernos de questão do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O gabarito oficial foi publicado às 11h39, quase duas horas depois do previsto e também pode ser consultado neste link.
A divulgação deveria ocorrer na quinta, 20, mas foi antecipada pelo Instituto por conta da polêmica envolvendo questões "similares" que foram veiculadas em uma live nas redes sociais nos dias anteriores ao exame.
Veja abaixo os gabaritos oficiais:
PROVA AMARELA
PROVA AZUL
PROVA CINZA
PROVA VERDE
PROVA LARANJA - Braile e ledor
PROVA ROXA - Libras
Questões anuladas
Candidatos que fizeram o Enem passaram a denunciar uma suspeita de vazamento da prova porque o professor Edcley S. Teixeira, do Ceará, teria "previsto" questões feitas no último domingo, 16.
O vídeo teve 40 mil visualizações. Uma das primeiras perguntas mostradas é muito parecida com a questão 178 (prova amarela), que menciona uma compra parcelada de R$ 60 mil. Outra questão divulgada por ele fala sobre fotossíntese oxigênica e a resposta certa é "água" tanto na escrita pelo professor, quanto no Enem verdadeiro. Quem resolve as questões no vídeo é um professor contratado por Teixeira.
Polícia Federal investiga
O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a conduta e autoria da live nas redes sociais que divulgou questões parecidas com as do Enem. O instituto solicitou ainda a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
Leia também
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as questões foram anuladas para "garantir lisura e isonomia da prova". Segundo o ministro, ele acionou a equipe técnica do Inep após o "ruído nas redes sociais". O instituto então decidiu cancelar as questões.
A divulgação do resultado oficial do Enem deste ano continua prevista para janeiro de 2026.